Curitiba terá espaço inédito de negócios voltados à sustentabilidade e inovação

Curitiba terá espaço inédito de negócios voltados à sustentabilidade e inovação

A partir da próxima terça-feira, Curitiba terá um espaço inédito dedicado à sustentabilidade e inovação. Trata-se da Galeria Panaceia, que reunirá num mesmo espaço de negócios, marcas, empresas e pessoas comprometidas com a sustentabilidade e inovação.

Eu conversei com a idealizadora da iniciativa, a advogada e mestra em gestão ambiental, Carol Vosgerau Gusi, e ela me explicou que a Galeria Panaceia é um modelo novo de negócio que terá 11 espaços, que abrigarão uma loja conceito; uma galeria de arte para exposições temporárias; uma sala de reuniões; um ponto de logística reversa e um café.

Na loja conceito da Panaceia, as empresas terão a opção de alugar um espaço, uma vitrine ou apenas uma prateleira, por um curto período, para expor seus produtos fabricados de forma sustentável.

Carol Gusi me disse que a galeria foi pensada para reunir soluções e mentes que irão moldar o futuro. A empresária me contou que trabalha com sustentabilidade há cinco anos. Durante este período ela teve contato com muitos empresários que se queixavam que faltava em Curitiba um espaço onde pudessem trocar experiências e conhecer soluções ligadas à sustentabilidade. Foi então que decidiu colocar em prática este projeto inédito.

A Galeria Panaceia está localizada na Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, em uma área bem próxima ao Museu Oscar Niemeyer, cercada de verde por todos os lados.

A construção desta galeria de negócios sustentáveis também priorizou o uso de materiais recicláveis?

Com certeza! Assim como os espaços de paisagismo refletem a conexão do local com a natureza, os projetos de interiores também abraçaram o desafio de trazer as preocupações ambientais para dentro do empreendimento.

A construção em estrutura metálica parafusada contribuiu para a sustentabilidade, reduzindo por mais da metade o consumo de cimento na obra. Já a escolha de revestimentos demandou muita pesquisa e investigação por parte da equipe, incluindo materiais reciclados, certificados e rastreáveis.

No caso da energia, ela será 100% renovável e gerada no local, além de um sistema de coleta e reuso de água potável e não potável, incluindo tratamento de esgoto por meio de jardim filtrante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.