Campeões de duplas mistas do US Open criticam mudança de formato

O formato reformulado de duplas mistas do US Open é uma “profunda injustiça” que desrespeita os jogadores, disseram os atuais campeões Sara Errani e Andrea Vavassori.

Nesta terça-feira (11), o último Grand Slam do ano anunciou que a competição de duplas mistas, que oferecerá um prêmio de US$ 1 milhão aos vencedores (R$ 5,8 milhões), está programada para 19 e 20 de agosto, uma semana antes do sorteio principal de simples.

O formato da competição foi reformulado, com 16 equipes participando, metade das 32 que competiram no ano passado.

O processo de qualificação também foi alterado, com oito equipes ganhando entrada direta por meio de sua classificação combinada de simples, em oposição à classificação combinada de duplas. As outras oito equipes serão wild-cards.

O US Open disse que as mudanças foram feitas após o sucesso do evento de exibição “Mixed Madness”, realizado antes do torneio do ano passado, que colocou vários jogadores de simples de alto nível em equipes.

“Tomar decisões apenas seguindo a lógica do lucro é profundamente errado em algumas situações”, disseram os italianos Errani e Vavassori, que venceram Taylor Townsend e Donald Young para levantar o título de duplas mistas do ano passado, em um comunicado na terça-feira.

“Nas últimas semanas, recebemos a notícia de que o torneio de duplas mistas do US Open será completamente virado de cabeça para baixo, cancelado e substituído por uma pseudoexibição focada apenas em entretenimento e show. Vemos isso como uma profunda injustiça que desrespeita uma categoria inteira de jogadores. Não sabemos no momento se teremos a chance de defender nosso título, mas esperamos que este continue sendo um caso isolado.”

A United States Tennis Association (USTA) não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A polonesa Jan Zielinski, vencedora de duplas mistas no Australian Open e em Wimbledon do ano passado, disse no Instagram que a decisão foi tomada sem “nenhuma consulta com os jogadores e baseada estritamente no lucro”.

A australiana Ellen Perez, ex-número sete do mundo em duplas, criticou as mudanças de formato em uma publicação no X.

“Diga-nos que você acha que os jogadores de duplas são lixo, que a tradição é superestimada e que as oportunidades de emprego são uma coisa do passado, sem realmente dizer isso”, ela escreveu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Campeões de duplas mistas do US Open criticam mudança de formato no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.