Com lei que proíbe celular, forró é atração em intervalos escolares no CE

Com a implementação da lei que proíbe o uso de celulares no ambiente escolar, os alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Cônego Luiz Braga Rocha, em Ibaretama, no interior do Ceará, encontraram uma maneira criativa e animada de se entreter: dançar forró nos intervalos.

Em fase de adaptação à nova rotina, os alunos se envolvem nas danças com entusiasmo, e, nesta terça (11), um vídeo mostrando a empolgação dos estudantes viralizou nas redes sociais.

Veja o vídeo:


Segundo o Ministério da Educação, a medida visa incentivar a concentração dos alunos e promover a interação entre eles, sem as distrações das telas.

À CNN, a diretora da escola, Maria do Céo de Freitas Alves, explicou que o protagonismo veio dos próprios alunos, que foram à coordenação, pegaram a caixa de som e começaram a dançar entre si.

“A interação entre os estudantes tem sido visível. Antes, não havia esse tipo de convivência entre os alunos. Agora, eles conversam, trocam experiências e aprendem uns com os outros”, destacou a diretora. Segundo a escola, a caixa de som está sempre disponível para os alunos, que, com um pendrive, escolhem as músicas. Os celulares de todos ficam em casa.

Para a diretora, a mudança tem refletido positivamente no foco e na atenção dos alunos durante as aulas. “Os professores têm percebido uma melhora significativa na atenção dos alunos. Já vieram conversar comigo, eles estão mais atentos. Antes, muitos saíam para o banheiro e demoravam, ficavam no celular, mas agora, com a restrição do uso, estamos vendo mais participação nas aulas”, comenta Maria do Céu.

Além do forró, outras atividades também fazem parte do cotidiano da escola, como jogos de cartas, dominó, xadrez e até karaokê. Outro ponto que chamou a atenção da gestora da escola, Maria do Céu, foi o aumento na frequência dos alunos na sala de leitura. “A gente percebe que, além de jogarem, muitos alunos têm procurado livros e se dedicado à leitura durante os intervalos”, afirmou a diretora.

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Cônego Luiz Braga Rocha tem cerca de 500 alunos, sendo a maioria da zona rural.

Embora tenha ocorrido alguma resistência inicial por parte de alguns alunos, a adaptação foi rápida. “A princípio, um ou dois ficaram incomodados. Conversamos e logo se integraram. Agora, os alunos mesmo pedem para a gente entrar no forró, e é uma experiência maravilhosa”, conta a diretora, que já se juntou aos alunos nas danças.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Com lei que proíbe celular, forró é atração em intervalos escolares no CE no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.