Fóssil de pássaro de 149 milhões de anos explica evolução das aves; veja

Arqueólogos encontraram dois fósseis de pássaros durante uma escavação na província de Fujian, no sudeste da China. As peças tem origem estimada de aproximadamente 149 milhões de anos, na era Jurássica.

Nomeado de Baminornis zhenghensis, o fóssil se destacou por apresentar características diferentes do que os estudiosos haviam encontrado na história evolutiva inicial dos pássaros.

O estudo que divulgou as descobertas foi publicado na revista Nature nesta quarta-feira (12).

“Anteriormente, o registro mais antigo de pássaros de cauda curta é do Cretáceo Inferior. Baminornis zhenghensis é o único pássaro jurássico e o mais antigo de cauda curta já descoberto, atrasando o aparecimento dessa característica derivada de pássaro em quase 20 milhões de anos”, disse o professor Wang, autor principal do estudo.

O segundo fóssil consiste apenas em uma fúrcula — um osso em forma das letras V ou Y encontrado no peito das aves — em um estado ruim de conservação, permitindo que os arqueólogos apenas o encaixassem no grupo de aves do Cretáceo.


Peça tem origem estimada de aproximadamente 149 milhões de anos, na era Jurássica
Peça tem origem estimada de aproximadamente 149 milhões de anos, na era Jurássica • WANG Min


• Ren Wenyu


• ZHAO Chuang

Fósseis revelam como répteis da época dos dinossauros voavam

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fóssil de pássaro de 149 milhões de anos explica evolução das aves; veja no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.