Acho que Trump fala o que quiser, mas não pode fazer o que quiser, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez declarações sobre a relação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos. Ele enalteceu, nesta sexta-feira (14), o que não teve conversas com Donald Trump e destacou que não existe um relacionamento entre eles e, sim, entre os países.

“Primeiro que não tem relacionamento. Ainda não conversei com ele. O relacionamento é entre Estado Brasileiro e Estado Americano. Temos 200 anos de relações diplomáticas. Brasil considera EUA como uma país extremamente importante. Se o Trump cuidar dos EUA e eu do Brasil, tudo estará maravilhosamente bem”, afirmou o presidente em entrevista a Rádio Clube do Pará.

Lula também expressou preocupação com a postura dos EUA, mencionando que o país se transformou em uma “espécie de patrono da democracia”. Ele ainda observou que, nos últimos tempos, a nação adotou um discurso de protecionismo, algo que não praticavam no pós-Segunda Guerra Mundial.

“É um discurso que não tem nada a ver com o que os EUA fizeram depois da Segunda Guerra Mundial. E eu me preocupo com isso. Eu acho delicado. Agora, enquanto estiver nessa relação civilizada, está tudo bem”, declarou.

Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos em janeiro de 2025, com uma agenda voltada para medidas anti-imigração e reforma governamental. As primeiras semanas do mandato foram marcadas por polêmicas, incluindo o anúncio de uma tarifa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os Estados Unidos. Esse movimento gerou críticas e Lula também comentou sobre essas ações.

“Espero que o Trump saiba que o mundo precisa de tranquilidade, porque, somente com tranquilidade, a economia vai crescer. Acho que Trump fala o que quiser, mas não pode fazer o que quiser” criticou o presidente brasileiro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Acho que Trump fala o que quiser, mas não pode fazer o que quiser, diz Lula no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.