Especialista: Países buscam alternativas aos EUA após taxações de Trump

As recentes taxações impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estão levando países a buscarem alternativas comerciais, segundo o ex-secretário de Comércio Exterior, Welber Barral.

Esta mudança na dinâmica do comércio internacional pode abrir novas oportunidades para o Brasil e outros países do Mercosul.

De acordo com Barral, “um dos fenômenos que está acontecendo é os países buscarem alternativa aos Estados Unidos, que é o maior mercado mundial e é o maior parceiro ainda para muitos países do mundo”. Esta busca por novos parceiros comerciais está impulsionando negociações que estavam estagnadas ou criando novas oportunidades de acordo.

Acordos comerciais em foco

O especialista destaca que a evolução da negociação entre o Mercosul e a União Europeia no ano passado foi, em parte, impulsionada pelo temor das medidas que seriam tomadas por Trump. Além disso, outras negociações ganharam novo fôlego:

  • O Canadá voltou a mostrar interesse em negociar com o Mercosul;
  • Países como Panamá e República Dominicana, que não têm acordo com o Mercosul, estão buscando iniciar negociações.

Oportunidades para o setor agrícola

Barral aponta que o setor agrícola pode ser o maior beneficiário dessa nova configuração comercial.

“Os quatro países do Mercosul têm grande competitividade agrícola e sofrem tarifas muito altas em produtos agrícolas, tanto soja, milho, carnes, produtos processados, são tarifas muito altas em quase todos os países do mundo”, explica.

Barral conclui que é necessário trabalhar com cenários de risco tanto para o Brasil quanto para outros países em desenvolvimento, considerando os possíveis impactos das políticas comerciais de Trump na economia global.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Especialista: Países buscam alternativas aos EUA após taxações de Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.