Jovem tira nota no Enem suficiente para 86 faculdades de medicina

Maria Clara Lopes Rolim, 27, foi uma das pessoas aprovadas em medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) usando o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano. A surpresa foi ainda maior quando a jovem viu que sua nota era suficiente para passar em 86 faculdades das 88 que oferecem vagas para ampla concorrência.

A estudante já é formada em relações internacionais pela UFRJ e em artes cênicas pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Foi durante a elaboração do trabalho de conclusão de curso sobre governança da saúde global que ela decidiu mudar de carreira.

“Me vi em uma situação em que não me sentia útil para a sociedade”, disse a jovem em depoimento enviado à CNN. “Sentia que, por ter estudado tanto durante toda a minha vida e desenvolvido esse lado intelectual acadêmico, eu não estava utilizando isso com toda a potência que poderia“.

Por isso, Maria Clara buscou uma área em que pudesse ajudar pessoas, curar, tratar e melhorar a qualidade de vida. Após a decisão, ela começou a saga para passar no vestibular de medicina.

Preparação para o vestibular

Em 2022, a estudante entrou para um curso preparatório para o vestibular, o que serviu para revisar o conteúdo do ensino médio. Mais tarde, ela buscou uma mentoria particular, que a ajudou a melhorar o método de estudos, organizar a rotina e definir o que era prioridade no dia a dia, por exemplo.

“Fiz cursinho no Hexag, próprio para medicina, por três anos, com todo o conteúdo programático padrão de vestibular, e o conteúdo de lá foi perfeito. Mas eu mudei minha forma de estudar no meu segundo ano de curso, quando conheci a mentoria da Evolving”, comentou.

O resultado desse esforço veio depois de três anos, no Enem 2024, quando ela acertou 165 das 180 questões e tirou 960 na redação.

Assim que as inscrições para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) abriram, Maria Clara percebeu que tinha nota suficiente para passar em 86 faculdades de medicina. A jovem escolheu a UFRJ e foi aprovada na 14ª colocação.

“Ver meu nome ali foi surreal. Era a concretização de anos de muitos estudos. Abri mão de sair com amigos, de viver relacionamentos, de viajar e muito mais. Mas hoje eu afirmo que cada momento de ansiedade valeu a pena”, concluiu.

Quando começar a estudar para os vestibulares aplicados em 2025?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Jovem tira nota no Enem suficiente para 86 faculdades de medicina no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.