Casa Branca bane agência indefinidamente por uso do nome “Golfo do México”

A Associated Press (AP) está banida do Salão Oval da Casa Branca e do Air Force One — o avião oficial da Presidência dos EUA — por tempo indeterminado, disse a Casa Branca nesta sexta-feira (14).

A AP, uma das maiores agências de notícias do mundo, foi criticada pelo governo americano no início desta semana por usar o nome “Golfo do México”.

O presidente Donald Trump assinou um decreto para renomear a região como “Golfo da América” — nos EUA, os cidadãos se referem ao país como “América”.

A mudança entrou em vigor em agências governamentais, mas outros países não reconhecem o novo nome, e a AP tem clientes em todo o mundo, então ainda se refere ao Golfo do México, embora também reconheça o decreto de Trump.

Outras agências de notícias globais tomaram decisões semelhantes. Entretanto, a Casa Branca criticou a AP e proibiu seus repórteres de eventos presidenciais. Fotógrafos da empresa ainda foram autorizados a comparecer.

Pouco antes de Trump deixar a Casa Branca para Mar-a-Lago nesta sexta-feira, o governo confirmou que a Associated Press também não seria autorizada a embarcar no Air Force One para a viagem.


Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres a bordo do Força Aérea Um 09/02/2025 • REUTERS/Kevin Lamarque

Em uma declaração no X, o vice-chefe de gabinete Taylor Budowich apontou para a questão do Golfo, dizendo que a decisão da AP “não é apenas divisiva, mas também expõe o comprometimento da Associated Press com a desinformação”.

Ele afirmou que os jornalistas da agência manteriam credenciais para os terrenos da Casa Branca, mas bloquear a AP do que são conhecidos como eventos “agrupados”, como voos do Air Force One, interfere na capacidade do meio de comunicação de fazer seu trabalho.

O “pool de imprensa” viaja com o presidente dos Estados Unidos o tempo todo e compartilha informações com outros jornalistas. A AP é fundamental para a cobertura da Casa Branca e ajudou a criar o pool.

A Associated Press não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a declaração desta sexta-feira. O serviço de notícias sinalizou repetidamente que está planejando recorrer do caso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Casa Branca bane agência indefinidamente por uso do nome “Golfo do México” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.