Vênus estará mais brilhante neste fim de semana; saiba como observar

O planeta Vênus atinge seu brilho máximo neste fim de semana, mais especificamente na noite de domingo (16).

Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol e nosso vizinho mais próximo. Ele costuma ser facilmente visível a olho nu durante a noite, sendo o terceiro objeto mais brilhante do céu, atrás apenas do Sol e da Lua – e brilhará ainda mais neste domingo.

Por ser similar em tamanho e estrutura à Terra, o planeta foi apelidado de nosso “gêmeo do mal”. Sua atmosfera aprisiona o calor, formando um processo de efeito estufa muito mais potente que o nosso, tornando Vênus o planeta mais quente do Sistema Solar.

Como observar Vênus em seu brilho máximo?

O melhor momento para apreciar o brilho máximo de Vênus será no início da noite, por volta das 19h30. O planeta estará visível na constelação de Peixes, acima do horizonte na direção oeste.

Ele deve brilhar até pouco depois das 21h, quando deixa de ficar visível, pois desaparece abaixo da linha horizonte.

“Alinhamento” dos planetas

O mês de fevereiro também traz a oportunidade de observar os planetas do Sistema Solar “alinhados” no céu noturno.

VênusMarteJúpiter e Saturno já estão brilhando durante a noite e, embora não sejam visíveis a olho nu, Urano e Netuno também estão no céu. Na última semana do mês, Mercúrio também se juntará a eles para completar o espetáculo celeste.

O que chamamos de “alinhamento” é, na verdade, um tipo de conjunção celeste – uma ilusão de ótica que ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu, mesmo que sigam separados por milhares de quilômetros no espaço. Ou seja, os planetas não ficarão enfileirados em linha reta enquanto orbitam o Sol, eles apenas aparecerão brilhando no céu todos ao mesmos tempo.

Saiba como observar o “alinhamento” dos planetas do Sistema Solar no céu.

Descoberta leva cientistas a entender se houve vida em Vênus

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vênus estará mais brilhante neste fim de semana; saiba como observar no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.