França e aliados discutem possível cúpula informal sobre Ucrânia

A França está discutindo com aliados a possibilidade de realizar uma reunião informal entre líderes europeus sobre a Ucrânia, embora nada tenha sido decidido até o momento, declarou um funcionário da presidência francesa neste sábado (15).

Falando em um painel na Conferência de Segurança de Munique, o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, disse que o presidente francês Emmanuel Macron convocou uma cúpula de líderes europeus em Paris.

“O presidente Trump tem um método de operação que os russos chamam de reconhecimento por meio da batalha. Você pressiona e vê o que acontece, e então muda sua posição, táticas legítimas. E nós precisamos reagir”, declarou Sikorski.

O líder continuou afirmando estar muito feliz “que o presidente Macron tenha convocado nossos líderes para Paris amanhã, e espero que eles lidem com isso de uma forma muito séria”.

No entanto, o funcionário da presidência francesa ressaltou que, se houvesse alguma cúpula, não seria no domingo.

“Estou feliz que o primeiro-ministro (polonês) @donaldtusk irá na segunda-feira a convite do presidente @EmmanuelMacron para uma reunião de líderes europeus. Precisamos mostrar nossa força e unidade”, escreveu Sikorski mais tarde na rede social X.

Não ficou claro se o convite seria enviado apenas aos Estados-membros da União Europeia ou de forma mais ampla, e se o presidente ucraniano Volodymr Zelensky seria convidado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em França e aliados discutem possível cúpula informal sobre Ucrânia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.