Cor do óleo pode indicar problemas no motor? Entenda

Manter um carro em pleno funcionamento requer alguns cuidados. O óleo de motor é um dos líquidos do veículo que sempre deve ser averiguado. Porém, nem sempre a cor do óleo de motor indica a qualidade do fluido lubrificante. Esse conceito é um equívoco.

A coloração do óleo de motor não é um indicativo confiável da qualidade do lubrificante, já que o óleo base recebe um pacote de aditivos que pode alterar sua cor, segundo especialistas em mecânica automotiva,

“Coloração de óleo não diz nada a respeito de qualidade do óleo”, explica o técnico em Automobilística Anderson Cesar Lira. Apesar disso, Lira diz que a cor do óleo pode indicar problemas, mas em algumas situações específicas.

Se, por exemplo, o óleo adquirir uma coloração leitosa, isso pode ser sinal de contaminação por água, o que indica um problema no sistema de lubrificação.


O nível do óleo pode ser checado por meio de uma vareta no motor
O nível do óleo pode ser checado por meio de uma vareta no motor • Freepik/Divulgação

Lira ainda acrescenta que o óleo escuro e espesso, com textura pastosa, é um sinal de degradação do fluido, o que é comum quando o óleo ultrapassa o prazo de troca recomendado, formando o que é conhecido como “borra de óleo”.

Em combustíveis como o GNV e o etanol causam menor contaminação do óleo, mantendo sua cor mais clara por mais tempo.

Para ter certeza sobre a saúde do motor, a cor do óleo não deve ser usada como critério principal. O mais importante é seguir as recomendações de troca periódica do óleo, que podem ser consultadas no manual do proprietário.

Ar-condicionado nem sempre aumenta consumo de combustível

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cor do óleo pode indicar problemas no motor? Entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.