Como Bolsonaro teria liderado tentativa de golpe, segundo a PGR #bbcnewsbrasil

Como Bolsonaro teria liderado tentativa de golpe, segundo a PGR #bbcnewsbrasil

#noticias #bolsonaro #politica #brasilia #shorts
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado criminalmente na terça-feira (18/2) pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusado de ter liderado um suposto plano de golpe de Estado, após ter perdido a eleição de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na denúncia, de 272 páginas, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, descreve cronologicamente as etapas marcantes da suposta trama golpista para manter Bolsonaro no poder, independentemente do resultado eleitoral.

Em uma introdução que serve de preâmbulo para a denúncia contra 34 pessoas, a PGR rememora os elementos que sustentam a sua conclusão de que Bolsonaro e os demais denunciados seriam integrantes de um grupo criminoso que tentou promover um golpe de Estado no país, o que o ex-presidente e aliados negam.

"A organização tinha por líderes o próprio presidente da República [Jair Bolsonaro] e o seu candidato a vice-presidente, o General Braga Neto. Ambos aceitaram, estimularam, e realizaram atos tipificados na legislação penal de atentado contra o bem jurídico da existência e independência dos poderes e do Estado de Direito democrático", escreve o procurador-geral.

Bolsonaro nega que tenha planejado um golpe de Estado. Em manifestação enviada à imprensa, o ex-presidente disse que "jamais compactuou" com qualquer movimento que visasse um golpe de Estado e que a acusação não apresenta nenhuma mensagem enviada por ele que o incrimine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.