Segunda no ranking estadual de incidência da dengue, Conchas recebe força tarefa nesta sexta-feira


A taxa registrada é de 9,7 casos para cada grupo de 100 habitantes, o que significa que 10% da população já contraiu a doença neste ano. UBS Central Conchas
Reprodução/TV TEM
Conchas (SP) é a segunda cidade do ranking estadual de incidência da dengue. A cidade tem enfrentado um aumento expressivo nos casos de dengue desde a primeira semana do ano. Até esta quinta-feira (20), já foram registrados 1.473 casos em uma população de apenas 15.200 habitantes.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O reflexo desse surto pode ser observado no Hospital Municipal, que tem ficado lotado todos os dias com pacientes apresentando sintomas da dengue, como febre, dores de cabeça, dores atrás dos olhos e nas articulações, além de manchas pelo corpo.
Até a última atualização do painel de monitoramento do estado, na tarde de quinta-feira, Conchas ocupava o segundo lugar no ranking das cidades com maior número de casos de dengue a cada 100 moradores. A taxa registrada é de 9,7 casos para cada grupo de 100 habitantes, o que significa que 10% da população já contraiu a doença neste ano.
LEIA TAMBÉM:
Buri confirma a primeira morte por dengue em 2025; já são quatro mortes na região no ano
A cidade com maior índice de casos no estado é Aspásia, na região de São José do Rio Preto, que registra 11 casos para cada 100 moradores.
O reflexo desse surto pode ser observado no Hospital Municipal
Reprodução/TV TEM
Força Tarefa
O Governo de São Paulo anunciou uma força-tarefa para apoiar os municípios que lideram o ranking estadual de incidência da dengue neste ano. Nesta sexta-feira (21), o “Dia D” contra a dengue acontece em Conchas.
A mobilização acontece das 7h às 18h Durante a ação, haverá atendimentos aos casos suspeitos de dengue, mutirão de limpeza para eliminação de criadouros do mosquito, conscientização porta a porta com visitas dos agentes sanitários, nebulização intercostal realizada pela equipe epidemiológica e atividades de conscientização nas escolas.
Morte confirmada
A Prefeitura confirmou na última quarta-feira (19) o óbito de um homem de 60 anos, que tinha hipertensão e morreu em decorrência da dengue. Ele procurou atendimento no hospital no início do ano, realizou o exame, mas, após o resultado, não retornou à unidade de saúde. O falecimento ocorreu no dia 27 de janeiro.
Além dessa morte confirmada, outras oito estão em investigação. A Prefeitura aguarda os resultados dos exames encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz.
Diante da gravidade da situação, no dia 3 de fevereiro, o município decretou estado de emergência em razão da dengue.
Conchas lidera ranking de cidade com mais casos de Dengue
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

PROGRAMAÇÃO 52ª EXPOAGRO:

19 de abril (sábado) – Jorge & Matheus e Pedro Libe

20 de abril (domingo) – Bruno & Marrone e Hugo & Guilherme

25 de abril (sexta-feira) – Lauana Prado e Veigh
26 de abril (sábado) – Gustavo Mioto e Murilo Huff

Adicionar aos favoritos o Link permanente.