Amazon assume o controle criativo da franquia James Bond; entenda

O Amazon MGM Studios assumirá o controle criativo da franquia James Bond, conforme anunciado em um novo acordo nesta quinta-feira (20).

Com a parceria, Michael G. Wilson e Barbara Broccoli — a dupla responsável por levar os filmes de 007 aos cinemas por mais de 60 anos — permanecerão coproprietários da franquia. Eles formaram uma joint venture com o Amazon MGM, transferindo as rédeas criativas e o controle de toda a produção futura para a empresa de Jeff Bezos.

“Desde sua estreia nos cinemas, há mais de 60 anos, James Bond se tornou um dos personagens mais icônicos do entretenimento cinematográfico”, afirmou Mike Hopkins, chefe do Prime Video e do Amazon MGM Studios, em um comunicado. “Estamos honrados em continuar esse legado precioso e ansiosos para dar início à próxima fase do lendário 007 para públicos ao redor do mundo.”

A Amazon adquiriu a MGM em 2022 por US$ 8,25 bilhões, comprando o catálogo de 4.000 filmes e mais de 17.000 programas de TV do estúdio de Hollywood. Como parte do acordo, a Amazon passou a ter os direitos de distribuição de todos os 27 filmes baseados nos livros de Ian Fleming.

Os filmes de James Bond da MGM são a propriedade intelectual mais lucrativa do estúdio, com bilhões arrecadados desde o lançamento de “Dr. No” em 1962. O mais recente, “007 – Sem Tempo Para Morrer”, arrecadou mais de US$ 770 milhões nas bilheteiras globais, tornando-se o quarto filme de maior bilheteira de 2021.

A criação da joint venture sugere que o Amazon MGM Studios pode estar se preparando para anunciar um novo filme de Bond — e, possivelmente, um novo ator para interpretar o icônico espião. Antes de “007 – Sem Tempo Para Morrer”, Daniel Craig anunciou que não participaria de um quinto filme, obrigando o estúdio a procurar o oitavo ator para o papel.

Bezos começou a gerar expectativa sobre o acordo ao perguntar no X: “Quem você escolheria como o próximo Bond?”

Em declarações conjuntas, Wilson e Broccoli disseram que chegou o momento de se afastar dos filmes para focar em outros projetos. “Minha vida foi dedicada a preservar e expandir o extraordinário legado que nosso pai, o produtor Cubby Broccoli, nos deixou, a Michael e a mim”, disse Barbara Broccoli.

“Foi uma honra trabalhar com quatro atores extremamente talentosos que interpretaram 007, além de milhares de artistas incríveis da indústria”, acrescentou. “Com o fim de ‘Sem Tempo Para Morrer’ e a aposentadoria de Michael, sinto que é hora de me concentrar em outros projetos.”

Daniel Craig diz que não podia fazer filme gay enquanto era James Bond

Este conteúdo foi originalmente publicado em Amazon assume o controle criativo da franquia James Bond; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.