Nas redes sociais, Olaf Scholz pede votos aos alemães

Em um vídeo publicado nas redes sociais neste domingo (23), o chanceler alemão, Olaf Scholz, pediu votos para o seu partido, o Social-Democratas (SPD), para garantir “que as coisas continuem a correr bem na Alemanha”.

Na publicação, Scholz também afirmou que o próximo governo vai enfrentar grandes desafios, incluindo garantir a segurança do país. “Mas isto não deve ocorrer à custa de investimentos no nosso progresso econômico, nas infraestruturas e na coesão social”, acrescentou o chanceler.

“Temos de garantir que as pessoas que vão trabalhar todos os dias sobrevivam bem: com um salário mínimo melhor, com a possibilidade de benefícios fiscais para a grande maioria da população e com pensões estáveis ​​para aqueles que tiveram uma longa vida ativa. Nós garantimos isso”, disse ele.

O político também afirmou que o mais importante é que o país permaneça unido para que tenha um bom futuro, o que, segundo ele, só seria possível com um mandato do SPD.

O candidato do partido de centro-direita União Democrata Cristã (CDU), Friedrich Merz, também postou uma mensagem nas redes sociais assim que votou. O político afirmou que é um dia decisivo para a Alemanha e pediu que os eleitores exerçam o direito de votar. “Agora, cada voto conta: peço sua confiança. Dê o exemplo para a mudança política urgentemente necessária – dê os dois votos para CDU”, disse ele. 

Merz também agradeceu os trabalhadores eleitorais, afirmando que o comprometimento deles é “indispensável” para a democracia.

Os alemães realizam dois votos. O primeiro é para escolher o candidato, que pode pertencer a um partido ou não, do seu distrito federal. A área pode incluir um ou mais condados, cidades ou municípios ou partes deles. Para a eleição federal, a Alemanha é dividida em 299 distritos.

O segundo é no partido. Quanto mais votos uma sigla recebe, mais assentos terá no parlamento, o Bundestag. Portanto, o segundo voto é crucial para o equilíbrio de poder. Ao todo, 29 partidos concorrem na eleição de 2025, mas nem todos competem em todos os estados federais. Os partidos precisam de 5% dos votos para entrar no Bundestag.

A candidata da sigla de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD), Alice Weidel, pediu que os alemães levem amigos para votar na sigla por “prosperidade, segurança e pelo futuro”.

Cerca de 60 milhões de pessoas vão às urnas neste domingo (23) para eleger o novo parlamento em eleições antecipadas. A votação ocorre após a coalizão governamental do país entrar em colapso devido a desentendimentos sobre a economia do país em novembro do ano passado.

A crise política resultou em um voto de desconfiança, convocado por Scholz, que perdeu a votação.

Com isso, o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, dissolveu a Câmara Baixa do Parlamento e convocou eleições antecipadas para renovar o parlamento e formar um novo governo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nas redes sociais, Olaf Scholz pede votos aos alemães no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.