Árbitro valida gol, encerra partida e anula depois; veja vídeo

O árbitro FIFA Bráulio da Silva Machado protagonizou um lance confuso neste final de semana, na última rodada da 1ª fase do Campeonato Catarinense.

No jogo entre Barra e Caravaggio, o volante Natan, do Barra, marcou um gol no último lance. Na sequência, Bráulio encerrou a partida. Mas, após o apito final, o juiz anulou o lance, para revolta geral.

A jogada pode gerar dicussão sobre uma possível falta no goleiro do Caravaggio. Após o lance, Bráulio apontou para o centro do campo, validando o gol. O assistente correu para o meio do campo.

Súmula

Após confusão, o técnico do Barra, Eduardo Souza, foi expulso “por invadir o campo de jogo”. O gol de Natan classificaria o Barra para a 2ª fase do Catarinense, além de se mantar na briga por uma vaga na série D do Brasileiro ano que vem.

O que diz a regra

A regra 5 do futebol diz: “Se o árbitro já tiver reiniciado o jogo ou já tiver sinalizado o fim do primeiro ou do segundo tempo (incluindo a prorrogação) e tiver saído do campo ou suspendido definitivamente o jogo, ele não poderá mudar a decisão de reiniciar o jogo mesmo que perceba que ela era incorreta ou que receba a indicação de outro membro da equipe de arbitragem a respeito disso. No entanto, se, ao término de um dos tempos de jogo, o árbitro sair do campo para se dirigir à área de revisão do árbitro ou ordenar aos jogadores que retornem ao campo, continuará sendo possível alterar uma decisão relativa a um incidente ocorrido antes do fim desse tempo de jogo”.

Protesto

A equipe do Barra divulgou nota oficial neste domingo (23) em protesto, alegando que o gol anulado “não condiz com as regras do jogo”.

Veja nota na íntegra:

O Barra Futebol Clube manifesta sua profunda indignação e repúdio com a conduta do árbitro Bráulio da Silva Machado na partida do último sábado (22) contra o Caravaggio. Após o gol de Natan no último minuto, o árbitro validou o lance, encerrando o jogo em seguida. No entanto, para a surpresa de todos, o árbitro voltou atrás em sua decisão, anulando o gol com o jogo já encerrado, o que não condiz com as regras do jogo, e desta forma prejudicando o Barra Futebol Clube.

Este erro compromete o resultado da partida e levanta sérias dúvidas sobre a qualidade da arbitragem no futebol catarinense.

Acreditamos que a falha do árbitro Bráulio da Silva Machado demonstra a necessidade urgente de aprimorar os critérios de avaliação, afinal um erro, como o de ontem, pode acabar com o projeto de uma temporada inteira, com o trabalho íntegro e honesto de todo um clube, além do fator campo. A pergunta que fica é: quem anulou o gol? Afinal, pelas imagens e pela visão de quem esteva no estádio, em nenhum momento há uma sinalização de infração por parte da arbitragem. O jogo termina e a decisão de anulação do gol é tomada após o apito final.

O Barra Futebol Clube pede a Federação Catarinense de Futebol (FCF) que apure o ocorrido com rigor e tome as devidas medidas, para que o campeonato não fique manchado e perca credibilidade. Reiteramos nosso compromisso com a defesa da ética e da transparência no esporte. O Barra Futebol Clube preza pela justiça, o que faltou ontem na decisão tomada pós jogo por parte da arbitragem.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Árbitro valida gol, encerra partida e anula depois; veja vídeo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.