Nave espacial Blue Ghost compartilha fotos impressionantes da Lua; veja

O módulo lunar Blue Ghost tem compartilhado imagens deslumbrantes de nosso vizinho celestial desde que entrou com sucesso na órbita da Lua em 13 de fevereiro.

As novas filmagens apresentam um close da face oculta da Lua, uma área que não é visível da Terra, feitas após o módulo ter transitado de uma órbita elíptica alta para uma órbita elíptica mais baixa — cerca de 120 quilômetros acima da superfície — anunciou a empresa texana Firefly Aerospace na semana passada.

Junto com as imagens do sobrevoo que mostram a superfície rochosa da Lua pontilhada de crateras de impacto, a nave também capturou imagens impressionantes de uma área do polo sul lunar.

“As últimas filmagens da Lua capturadas pelo módulo lunar Blue Ghost são completamente surreais”, disse Joseph Marlin, engenheiro-chefe adjunto do Blue Ghost, em um e-mail. “Claro, tínhamos uma ideia de como as imagens seriam, mas ver as filmagens reais das crateras e rochas da Lua de nossa própria nave é uma inspiração, e realmente nos faz perceber o quão perto estamos de nosso destino final após todo o trabalho árduo que investimos nesta missão”.

A nave espacial privada americana deixou a órbita da Terra em 8 de fevereiro antes de fazer uma jornada de vários dias para alcançar nosso satélite natural. A distância da Terra até a Lua é em média cerca de 384.400 quilômetros, segundo a Nasa.


• X/Firefly Aerospace

Agora, o Blue Ghost está aproximadamente na metade de sua órbita de 16 dias e tentará uma descida à superfície lunar em 2 de março.

O módulo carrega 10 instrumentos científicos e tecnológicos da Nasa como parte da iniciativa Commercial Lunar Payload Services, ou CLPS, da agência espacial. A iniciativa é parte do programa Artemis mais amplo da Nasa, que visa pousar astronautas na Lua pela primeira vez em mais de 50 anos.

Depois que o Blue Ghost pousar na Lua, os instrumentos operarão por mais de duas semanas para coletar dados principalmente sobre o subsolo lunar, como poeira e regolito, as rochas soltas e fragmentos minerais que cobrem a superfície do satélite natural.

“Entregas robóticas como a missão Blue Ghost realizam experimentos científicos, testam tecnologias e demonstram capacidades na Lua e ao seu redor para preparar missões de astronautas à superfície lunar e, por fim, missões tripuladas a Marte”, disse o programa Artemis da Nasa em uma postagem recente no Instagram.

O Blue Ghost deve pousar na borda extrema leste do lado próximo da Lua, perto de Mons Latreille, uma antiga característica vulcânica em uma bacia de mais de 483 quilômetros de largura chamada Mare Crisium, ou “Mar das Crises”.

O módulo então realizará operações de superfície por um dia lunar (cerca de 14 dias terrestres) antes de enfrentar a noite lunar, durante a qual a escuridão e as temperaturas frias devem fazer com que a nave cesse as operações.

Os engenheiros por trás do Blue Ghost estão particularmente empolgados com os dados coletados após o pouso e as imagens que esperam adquirir então, disse Marlin.

“Além da riqueza de dados científicos que planejamos transmitir à Terra dos experimentos (CLPS), esperamos capturar um eclipse solar em 14 de março, quando a Terra bloqueará o sol da superfície da Lua e lançará o Blue Ghost em uma sombra por cerca de cinco horas”, disse Marlin, explicando que o evento de 14 de março será um eclipse solar da perspectiva da Lua, enquanto um eclipse lunar será visível de partes da Terra.

“Então capturaremos o pôr do sol lunar em 16 de março e esperamos verificar o fenômeno de levitação de poeira (quando a poeira lunar parece ‘levitar’ acima da superfície) que foi primeiro esboçado pelo último astronauta do Apollo na Lua”.

Lua é incluída pela 1ª vez em lista de patrimônios mundiais em risco

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nave espacial Blue Ghost compartilha fotos impressionantes da Lua; veja no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.