Lupion diz que FPA não tem diálogo com Fávaro e negocia direto com Haddad

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), disse que o colegiado não tem diálogo com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e que as negociações do setor passaram a ser conduzidas diretamente com “ministros mais fortes” no governo, como o titular da Fazenda, Fernando Haddad.

“O interlocutor do agro virou o Ministério da Fazenda. O Ministério da Agricultura ficou, infelizmente, em segundo plano, nos obrigando a tratar com ministros fortes, como Haddad”, pontuou Lupion.

A declaração veio após críticas de Fávaro à reação da FPA sobre a suspensão de novos financiamentos do Plano Safra com recursos da União. Na última sexta-feira, o ministro afirmou à CNN que as críticas da FPA são “narrativas intolerantes contra um governo que está dando respostas efetivas, entregando o maior Plano Safra, safra recorde”.

“A gente, hoje, vive uma intolerância por parte do Congresso, principalmente da Frente Parlamentar da Agropecuária, que, se tivesse cumprido seu papel, cobrando a aprovação orçamentária, talvez não tivesse de ter passado por isso hoje”, destacou.

Mesmo assim, Lupion negou qualquer rompimento com Fávaro, mas disse que “não há relação” com o ministro.

“Os ataques contra o posicionamento desta Frente mostram que estamos defendendo o nosso setor”, ressaltou, dizendo que a Frente sempre atuará pelo agro quando o setor estiver em prejuízo.

A suspensão das contratações do Plano Safra, na semana passada, pegou o setor produtivo de surpresa. Segundo Lupion, a decisão do Tesouro Nacional foi tomada sem qualquer articulação prévia. “Tivemos uma surpresa, para nós e para o setor produtivo”, revelou. A reação da FPA foi imediata, com críticas ao governo pela falta de previsibilidade na condução do programa.

Diante da pressão, o ministro da Fazenda anunciou a edição de uma medida provisória para solucionar o problema. O texto foi publicado nesta segunda-feira e abre R$ 4,1 bilhões extras para dar continuidade às linhas de financiamento.

“O ministro Haddad entrou em contato conosco e efetivou o que disse que faria. A MP já está vigente”, completou Lupion. Segundo ele, representantes do Banco Central confirmaram que as contratações já foram retomadas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lupion diz que FPA não tem diálogo com Fávaro e negocia direto com Haddad no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.