LiveU e Orange Belgium: prova de conceito de produção na nuvem 5G

O provedor de conectividade Orange se associou à LiveU para oferecer uma cobertura ao vivo de alta qualidade da competição internacional Belgian Judo Open, “Open de Visé”, um torneio chave no circuito europeu de judô. Isso foi alcançado por meio de uma prova de conceito (PoC) de produção remota na nuvem que promovia a última conectividade 5G independente (5G SA) e fluxos de trabalho confiáveis e rentáveis.

A PoC foi iniciada e gerenciada pela empresa de produção local Atmosfair, em parceria com a ID2Move, um centro de excelência com sede na Bélgica dedicado a sistemas autônomos, drones, IA e 5G. Elas reuniram a Orange e a LiveU com a Dreamwall, um especialista em design e produção virtual, garantindo a integração bem-sucedida da conectividade 5G, transmissão e produção na nuvem, e tecnologia AR neste ambicioso projeto. As transmissões de vídeo com qualidade de broadcast foram transmitidas ao vivo para os canais de redes sociais, incluindo as próprias plataformas da Federação Belga de Judô.

A PoC representa o último caso de uso testado no Laboratório 5G da Orange em Liège como parte da colaboração contínua da LiveU com a Orange Bélgica. Desta vez, foram demonstrados os benefícios da priorização de 5G SA utilizando uma porção de rede dedicada, que fornece uma largura de banda garantida para uma transmissão ao vivo ininterrupta.

A solução Lightweight Sports Production (LWSP) da LiveU foi utilizada para fornecer um fluxo de trabalho de produção de vídeo de alta qualidade, combinando as unidades 5G portáteis da LiveU, incluindo a multicâmera 5G LU800 e a compacta LU300S, o aplicativo móvel LU-Smart e o serviço de produção de vídeo nativo na nuvem LiveU Studio. A produção aproveitou as últimas capacidades centradas no conteúdo do LiveU Studio, como a repetição instantânea, além de convidados e comentários remotos.

Para melhorar a experiência visual, foram utilizados gráficos de realidade aumentada (AR) em tempo real da Dreamwall, que foram integrados na nuvem remotamente através da interface do LiveU Studio. Philippe Toussaint, diretor de tecnologia da Orange Bélgica, afirmou: “Aproveitar os benefícios da tecnologia autônoma 5G permite à Orange Bélgica ampliar as possibilidades dentro do setor de radiodifusão, ao mesmo tempo em que melhora a produtividade, a segurança e a sustentabilidade. A implementação e a atualização contínua de nossa rede tornaram este projeto possível”.

A produção remota envolveu três locais separados: o local onde a competição ocorreu, onde apenas a equipe de câmeras no local foi necessária para realizar as tomadas ao vivo com as unidades de campo, o estúdio de produção central e as próprias instalações da Dreamwall. Ao usar ferramentas de produção remota e na nuvem, a configuração reduziu os custos de viagem e equipamento para uma produção ao vivo sustentável.

Christophe Anciaux, fundador da Atmosfair Production, destacou que a prova de conceito (PoC) foi criada para mostrar como a combinação de 5G privado, tecnologia de streaming em nuvem e ferramentas adequadas pode resultar em conteúdos esportivos de alta qualidade com uma configuração leve. Ele enfatizou a importância de contar novas histórias e proporcionar experiências imersivas aos fãs. “É uma nova forma de conceber os esportes ao vivo. Graças às soluções únicas da LiveU, à rede 5G da Orange e à criatividade da Dreamwall na integração de AR, juntos demonstramos que essa abordagem pode transformar a produção de eventos esportivos, tornando a transmissão ao vivo mais acessível, flexível e imersiva.”

Emilien Watelet, diretor da ID2Move, acrescentou: “No passado, organizamos uma PoC para a gestão em tempo real de estoques em armazéns com drones, IA e 5G. Foi um passo importante para entender as soluções práticas que o 5G pode oferecer. Coordenar este projeto com a Atmosfair Production foi muito emocionante”.

A Dreamwall é uma empresa de produção e conteúdos digitais especializada em animação e efeitos visuais, reconhecida por sua experiência em produção virtual e realidade aumentada (RA). Apoia seus clientes na criação de conteúdos inovadores para esporte, televisão, eventos e entretenimento.

Sylvain MENET, Diretor Técnico e de Inovação de Media Solutions da Dreamwall, explicou: “Como parte de nosso recente experimento, testamos a viabilidade da realidade aumentada remota para produzir conteúdo publicitário virtual por meio de uma conexão 5G. O objetivo desta prova de conceito (PoC) era recuperar o sinal de vídeo e os dados de rastreamento da câmera para integrar elementos publicitários virtuais em tempo real. Os resultados do teste foram promissores. Este avanço tecnológico abre novas possibilidades para o futuro da produção e da publicidade virtuais, em particular para filmagens ao ar livre ou eventos esportivos que requerem maior flexibilidade e, ao mesmo tempo, solicitam mais visibilidade para os parceiros dos organizadores esportivos”.

Em resumo, Philippe Gaudion, diretor regional de vendas da LiveU, afirmou: “Trabalhar ao lado de nossos parceiros nesta inovadora PoC 5G foi uma experiência incrível, que mostra o verdadeiro potencial da produção esportiva ao vivo. Os resultados destacam como essa configuração de produção remota 5G pode transformar a retransmissão de eventos ao vivo, com a capacidade de trazer flexibilidade, rentabilidade e criatividade inigualáveis às produções esportivas em toda a Europa e além”.

Em um projeto piloto 5G anterior, a LiveU participou da “Flex Production” da Orange Belgium e da EVS, que levou com sucesso representações teatrais ao vivo a escolas nas regiões da Valônia e Bruxelas na Bélgica.

Sites relacionados:
http:/www.orange.be
https://www.liveu.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post LiveU e Orange Belgium: prova de conceito de produção na nuvem 5G apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.