Canadá: Quase 300 mil assinam petição para revogar cidadania de Elon Musk

Mais de 250 mil cidadãos e residentes do Canadá assinaram uma petição parlamentar pedindo ao governo do país que revogue a cidadania e o passaporte de Elon Musk.

A associação de Musk com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que planeja cobrar uma tarifa de 25% sobre todas as importações canadenses a partir do mês que vem e que propôs anexar o país como o 51º estado americano, é “contra o interesse nacional do Canadá”, afirmam os peticionários.

O bilionário da tecnologia, cidadão da África do Sul, Canadá e EUA, se tornou um dos aliados mais visíveis de Trump desde que o americano começou seu segundo mandato no mês passado.

“Ele usou sua riqueza e poder para influenciar nossas eleições”, afirma a petição. “Ele agora se tornou membro de um governo estrangeiro que está tentando apagar a soberania canadense.”

Em resposta às notícias sobre a petição, Musk escreveu em sua rede de mídia social X que “o Canadá não é um país real”. A CNN entrou em contato com os representantes de Musk para comentar.

A petição, endereçada ao primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, exige que ele “revogue o status de dupla cidadania de Elon Musk e revogue seu passaporte canadense com efeito imediato”.

Enquanto um especialista disse à CNN que o governo não pode revogar a cidadania legalmente obtida por Musk, o autor da petição diz que isso deve ser visto como um “chamado à responsabilização”.

Musk, que nasceu em Pretória, África do Sul, disse anteriormente que obteve um passaporte canadense quando adolescente por meio de sua mãe, Maye Musk, que nasceu no Canadá. O bilionário mais tarde obteve a cidadania americana uma década depois de chegar aos EUA com um visto de estudante.

Uma petição parlamentar eletrônica requer o apoio inicial de pelo menos cinco canadenses, a autorização de um membro do parlamento e uma revisão inicial antes que possa começar a coletar assinaturas, de acordo com a Câmara dos Comuns do Canadá.

A petição para revogar a cidadania de Musk está aberta até 20 de junho de 2025, após o qual o escrivão das petições terá que certificar que pelo menos 500 de suas assinaturas são legítimas. A partir daí, a petição deve esperar até que uma nova sessão do parlamento seja aberta antes que possa ser apresentada à Câmara dos Comuns para debate.

Charlie Angus, um membro do parlamento do Partido Democrata Novo, de esquerda, está listado como o patrocinador da petição. A CNN entrou em contato com Angus, assim como com a autora da petição, Qualia Reed, para comentar.

Reed, uma autora de ficção científica, escreveu na segunda-feira (24) no site de rede social Bluesky que eles “nunca esperaram que esta petição se espalhasse tanto e tão rápido”. Reed também ressaltou ao crescente número de apoiadores da petição que ela não pretendia ser um ataque pessoal.

“Para (ser) claro, essa ação que comecei, e todos vocês estão espalhando e crescendo, não é sobre ataques pessoais”, escreveu Reed, “É sobre garantir que aqueles que influenciam as políticas e indústrias globais saibam que as pessoas não estão bem com sua falta de responsabilidade ética.”

A frequente expressão de Trump sobre seu desejo de fazer do Canadá o “51º estado” chegou ao ponto de zombar de Trudeau nas redes sociais como o “Governador” do Canadá. No início de fevereiro, Trudeau alertou uma reunião de executivos do setor privado que a ameaça de Trump de anexar o Canadá “é uma coisa real”, de acordo com dois líderes empresariais que ouviram os comentários do primeiro-ministro.

Existem poucos precedentes para revogação de cidadania no Canadá. Milhares de nipo-canadenses, incluindo cidadãos, foram “efetivamente desnacionalizados” durante a Segunda Guerra Mundial e deportados de volta para o Japão, de acordo com a professora de direito da Universidade de Toronto, Audrey Macklin, em um artigo de 2021 para a Manitoba Law Review.

No entanto, “o Canadá não revoga a cidadania obtida legalmente. Isso significa que não há como revogar a cidadania canadense de Elon Musk, a menos que ele a tenha obtido por fraude ou deturpação”, disse Macklin à CNN.

Uma lei de 2014 chamada Strengthening Canadian Citizenship Act incluía anteriormente disposições para revogar a cidadania se um canadense com dupla nacionalidade fosse condenado por “crimes de segurança nacional”.

Trudeau prometeu revogar a lei quando concorreu a primeiro-ministro. Em 2017, as disposições de desnaturalização foram removidas, e uma nova lei renacionalizou qualquer canadense privado de sua cidadania por motivos de segurança nacional.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Canadá: Quase 300 mil assinam petição para revogar cidadania de Elon Musk no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.