População pode ajudar a definir orçamento para infância e adolescência

População pode ajudar a definir orçamento para infância e adolescência

A população pode ajudar a definir orçamento municipal para a infância e adolescência. A participação da sociedade na formulação do PPA (Plano Plurianual) é fundamental para garantir uma destinação correta dos recursos.

Sem previsão financeira adequada, políticas voltadas ao público infantojuvenil podem ficar comprometidas, dificultando o acesso a direitos fundamentais, como saúde, educação e assistência social. A analista do Centro Marista de Defesa da Infância, Débora Reis, explica que o planejamento deve priorizar ações estruturadas e eficazes.

O Plano Plurianual é um instrumento de interlocução e controle social, que possibilita maior alinhamento entre as ações do governo e desejos da sociedade.

No Paraná, um importante aliado no monitoramento dos investimentos é o painel OCA (Orçamento Criança e Adolescente).

A ferramenta utiliza dados do TCPR (Tribunal de Contas do Paraná) para acompanhar a execução orçamentária das cidades, garantindo transparência na destinação.

A plataforma Brasil Participativo é a responsável por coletar propostas da população para o Plano Plurianual. A ferramenta é voltada à toda a sociedade, representantes de conselhos, ONGs, instituições, dentre outros. Qualquer pessoa com cadastro no Gov.Br pode fazer propostas para o PPA.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.