Christopher Garman: a escalada da tensão entre Brasil e EUA

A relação entre Brasil e Estados Unidos parece estar caminhando para uma crise diplomática, conforme análise de Christopher Garman, diretor-executivo para as Américas da Eurasia Group. O especialista aponta que os recentes eventos indicam uma escalada de tensões entre as duas nações.

O estopim da situação foi a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender as operações da plataforma de mídia Rumble, controlada pelo Trump Media Group. Em resposta, o Departamento de Estado americano emitiu uma nota criticando países que tomam decisões contra empresas americanas, citando explicitamente o Brasil.

O Itamaraty não tardou em replicar, argumentando que a declaração do Departamento de Estado apresenta uma “caracterização distorcida das decisões do Supremo Tribunal Federal” e que as ações do tribunal são tomadas no contexto de um ataque contra a democracia brasileira por meio de desinformação propagada em plataformas de mídia social.

Garman destaca outros elementos que devem contribuir para o aumento das tensões, como o julgamento de uma nova denúncia contra o ex-presidente Bolsonaro pelo STF, que pode ser visto como perseguição política pelos EUA; a provável decisão do STF de aumentar a responsabilização das plataformas de mídia social pelo conteúdo publicado; a aproximação entre Brasil e China, especialmente no contexto da reunião dos BRICS que o Brasil sediará, algo que deve gerar resistência na Casa Branca.

O analista prevê que essa escalada de tensões pode resultar em medidas concretas, entre elas, a imposição de tarifas mais pesadas dos Estados Unidos contra produtos brasileiros. Garman ressalta ainda possíveis medidas punitivas adicionais por parte do governo americano, além da reação brasileira com a adoção de uma retórica mais anti-americana por parte do presidente Lula, aproveitando-se do crescente sentimento contra os EUA em diversos países.

Garman conclui que os eventos recentes são apenas o início de um longo caminho que deve resultar em uma crise diplomática entre os Estados Unidos e o Brasil, com potenciais impactos econômicos e políticos para ambas as nações.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Christopher Garman: a escalada da tensão entre Brasil e EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.