Atendimento online do CadÚnico ficará fora do ar para atualização a partir de hoje

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) informou que o sistema do Cadastro Único (CadÚnico) ficará indisponível em todo o país entre os dias 28 de fevereiro e 16 de março.

Leia também: Pix por aproximação começa a funcionar hoje

A interrupção ocorre devido à migração para uma nova plataforma, gerenciada pela Dataprev. Apesar da paralisação do sistema, o atendimento e a orientação ao público seguirão normalmente nos setores do Cadastro Único (Casa da Cidadania) e nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

O que muda com o novo Cadastro Único?

A secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, destacou que a nova plataforma vai agilizar o atendimento ao cidadão. “Não muda nada para as famílias. A única diferença é que o processo de cadastro será mais rápido e seguro”.

Ela explica ainda que o novo sistema utilizará a integração das bases de dados do Governo Federal na inclusão de novas famílias e atualização de informações de pessoas já cadastradas.

“A novidade melhorará a vida do operador, que não terá que gastar tanto tempo para digitar as informações, e a vida do usuário, que não precisará gastar mais tempo dizendo ao poder público informações que o poder público já possui”, frisou Letícia Bartholo.

O novo portal de gestão do Cadastro Único vai automatizar o preenchimento das informações das famílias, evitar erros e tornar o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais ágil. Integrações de dados, que antes levavam dois ou três meses para serem realizadas, poderão ser feitas em poucos dias.

Com a reforma, quando o operador for preencher o campo com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário, serão processadas automaticamente informações de diferentes bases do Governo Federal, como a de óbitos e nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal, Previdência Social, entre outros.

  • A plataforma do CadÚnico também vai ter cursos para a qualificação contínua, via modalidade de ensino a distância, que vai garantir 100% dos operadores e entrevistadores do cadastro sempre atualizados.  
  • A plataforma do CadÚnico também vai ter cursos para a qualificação contínua, via modalidade de ensino a distância, que vai garantir 100% dos operadores e entrevistadores do cadastro sempre atualizados.  
  • O novo sistema do CadÚnico terá uma plataforma de relatórios analíticos para que os municípios possam trabalhar as informações do cadastro, otimizando a gestão e o planejamento nas políticas públicas. 

Outra novidade é a possibilidade de acessar o formulário do Cadastro Único de maneira offline em dispositivos móveis (tablets ou celulares). A função é importante para a coleta de dados em áreas sem internet, por exemplo.

Ao chegar na unidade de trabalho, o entrevistador social poderá transferir os dados para o portal do Cadastro Único em que se encontra o novo sistema, ao invés de ter que transcrever as repostas do formulário de papel.

Vale ressaltar que, de toda forma, os formulários impressos permanecerão como uma alternativa para inscrição e atualização de dados das famílias, em caso de necessidade. 

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

O post Atendimento online do CadÚnico ficará fora do ar para atualização a partir de hoje apareceu primeiro em PIXTV .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.