Gene Hackman: Ator e esposa estavam mortos há “vários dias”, diz polícia

O lendário ator Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa foram encontrados mortos na quarta-feira (26) em sua casa no Novo México, junto com seu cachorro, em circunstâncias consideradas “suspeitas o suficiente” pelas autoridades para justificar uma investigação completa.

As causas da morte ainda não são conhecidas. O casal, cujos corpos foram encontrados em quartos separados da casa, não apresentou nenhum trauma externo e não houve sinais imediatos de crime, de acordo com autópsias preliminares e autoridades. Também não houve sinais imediatos de vazamento de monóxido de carbono ou gás natural.

Os investigadores ainda não determinaram se Hackman e Arakawa morreram ao mesmo tempo, disse o xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendoza, na manhã desta sexta-feira (28). Mas ambos provavelmente estavam mortos há algum tempo antes de serem descobertos.

“Parece [ser] vários dias, possivelmente até algumas semanas”, disse Mendoza. E restringir exatamente quando pode ser um desafio, disseram especialistas à CNN.

 

 

Hackman, 95, foi um ator vencedor do Oscar conhecido por seus papéis em filmes como “Operação França”, “Momentos Decisivos”, “Os Imperdoáveis” e “A Firma”. Arakawa, três décadas mais nova que Hackman, era uma pianista clássica.

Denunciante viu Hackman e Arakawa caídos no chão pela janela

Os corpos de Hackman e Arakawa foram descobertos por trabalhadores da manutenção na casa pouco antes das 14h, horário local, na quarta-feira, afirma o depoimento do gabinete do xerife para um mandado de busca obtido pela afiliada da CNN, KOAT.

Um denunciante disse à polícia que eles podiam ver duas pessoas inconscientes através de uma janela, mas não podiam entrar na casa, de acordo com a ligação obtida pela CNN.

“Não, cara, eles não estão se movendo. Melhor enviar alguém aqui bem rápido”, disse o autor da chamada.

Ao chegar ao local, a polícia descobriu o corpo de Arakawa no chão dentro de um banheiro ao lado de um frasco de remédio laranja com comprimidos espalhados no chão, diz o depoimento.

O corpo “apresentava sinais óbvios de morte, decomposição corporal, inchaço no rosto e mumificação (sic) nas mãos e nos pés”, afirma o depoimento.

O corpo de Hackman foi encontrado no chão perto da cozinha em condições semelhantes, com uma bengala e óculos de sol ao lado do corpo. O delegado suspeitou que ele tivesse caído repentinamente, diz o depoimento.

Um cão pastor alemão também foi encontrado morto no banheiro. O cão estava em uma caixa, a polícia esclareceu; o depoimento diz que o cão estava em um armário. Dois cães saudáveis ​​foram encontrados na propriedade.

Outras pistas podem indicar quando eles morreram

O casal estava morto há um bom tempo, segundo Mendoza. Os trabalhadores da manutenção disseram à polícia que não entraram em contato com os donos da casa por duas semanas, diz o depoimento.

Embora a condição de um corpo possa fornecer pistas gerais sobre a hora da morte, é apenas uma estimativa, afirmou um investigador forense não envolvido na investigação de Hackman à CNN.

“Em circunstâncias ideais e sob condições ideais, você pode fazer uma determinação ou ter uma ideia geral de há quanto tempo eles estão mortos, mas essas circunstâncias geralmente nunca estão lá”, observou o Dr. Kendall Crowns, legista-chefe do condado de Tarrant, Texas.

Mesmo uma autópsia completa não pode determinar a hora da morte, disse a Dra. Priya Banerjee, professora assistente clínica de patologia forense na Brown University.

“Não é como a TV, onde temos isso o dia e o minuto”, disse Banerjee.

Em vez disso, os legistas também precisam confiar em evidências eletrônicas coletadas pela polícia – como registros telefônicos – para estreitar a linha do tempo.

“Muitas vezes, se for mais do que alguns dias, pode haver correspondência do lado de fora que não foi coletada”, disse Banerjee. “Até mesmo algo como uma câmera que pode tê-los gravado do lado de fora.”

Mortes ‘suspeitas o suficiente’ para justificar investigação completa

A causa das mortes do casal está sob investigação, de acordo com o gabinete do xerife.

“As circunstâncias que cercam a morte dos dois indivíduos falecidos [são consideradas] suspeitas o suficiente para exigir uma busca e investigação completas”, disse um delegado, de acordo com o depoimento.

“Acho que estou bastante confiante de que não há crime apenas com base na falta de evidências de crime”, disse Mendoza à NBC nesta sexta-feira. “Claro, não estamos descartando isso.”

Os bombeiros chamados ao local “não localizaram sinais de vazamento de monóxido de carbono ou envenenamento”, e uma equipe da empresa de gás que conduzia testes de linhas de gás dentro e ao redor da casa não identificou imediatamente nenhum problema, diz o depoimento.

Hackman e Arakawa se mudaram para a área de Santa Fé mais de uma década antes de ele efetivamente se aposentar da atuação aos 74 anos. “Havia uma espécie de mágica nisso”, ele disse à Architectural Digest em 1990.

A casa onde eles foram encontrados é em um condomínio fechado no final de uma longa e curva entrada de veículos. Era um lar adequado para a estrela reclusa, com vistas amplas das montanhas próximas, mas isolado o suficiente para ficar em grande parte fora do alcance do serviço de telefonia celular.

Os relatórios toxicológicos podem levar meses

Os relatórios oficiais de autópsia e toxicologia estão pendentes, e testes de monóxido de carbono e toxicologia foram solicitados para Hackman e Arakawa, de acordo com o gabinete do xerife.

Os relatórios do legista com uma causa final de morte geralmente levam de quatro a seis semanas para serem concluídos, disse o porta-voz do Gabinete do Investigador Médico do estado, Chris Ramirez.

No entanto, o relatório toxicológico pode levar três meses ou mais para ser concluído, dependendo da carga de trabalho do laboratório, Mendoza disse à NBC.

A família do ator está “devastada pela perda”, disseram as filhas e a neta de Hackman em um comunicado.

“É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de nosso pai, Gene Hackman, e sua esposa, Betsy”, disse o comunicado. “Ele era amado e admirado por milhões ao redor do mundo por sua brilhante carreira de ator, mas para nós ele sempre foi apenas papai e vovô. Sentiremos muita falta dele.”

Hackman será homenageado no domingo no Oscar

A notícia da morte de Hackman chega poucos dias antes do Oscar deste fim de semana.

O ator será homenageado na cerimônia de domingo, disse uma fonte familiarizada com o planejamento dos bastidores do Oscar à CNN. Os detalhes não estão definidos, mas é possível que a montagem “In Memoriam” seja editada para incluir as contribuições de Hackman ao cinema, disse a fonte.

Outra possibilidade é uma menção roteirizada da morte de Hackman no palco da premiação, talvez pelo apresentador Conan O’Brien ou outro artista.

Em sua carreira de cinco décadas, Hackman ganhou dois Oscars e foi indicado a cinco. Ele ganhou por sua interpretação em “Operação França”, de 1971. Seu segundo Oscar veio por sua atuação como Little Bill Daggett, o xerife violento no filme de Clint Eastwood de 1992, “Os Imperdoáveis”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gene Hackman: Ator e esposa estavam mortos há “vários dias”, diz polícia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.