Rains Over Babel estreia em Sundance e utiliza DaVinci Resolve Studio

A Blackmagic Design revelou que “Rains Over Babel”, o primeiro longa-metragem da diretora e roteirista hispano-colombiana Gala del Sol foi montado e colorizado no DaVinci Resolve Studio. O filme estreou no Festival de Cinema de Sundance 2025 na mostra NEXT, que destaca produções inovadoras, ousadas e visionárias.

No filme, o Ceifador, La Flaca, preside sobre Babel, um lendário bar pé-sujo que também funciona como o purgatório. Em seu interior, um grupo de desajustados se reúne, apostando anos de suas vidas com La Flaca, tentando enganar a própria Morte. Descrito como um delírio febril steampunk tropical colombiano, o mundo fantástico e os personagens vibrantes de “Rains Over Babel” ganharam vida na pós-produção, realizada pelos montadores Gala del Sol e Hadley Hillel, além dos montadores-assistentes José Varón e Felipe Aguilar e do colorista Elliott Powell.

“Hadley e eu iniciamos a montagem de cada cena separadamente no DaVinci Resolve Studio, começando com linhas de tempo individuais para cada cena. Depois, as combinamos em sequências para refinar o tempo, o ritmo e a estrutura. Utilizamos rampas de velocidade para ajustar o ritmo de alguns cortes e intensificar a energia das sequências de ação. As ferramentas de estabilização do DaVinci foram fantásticas, ajudando a suavizar alguns planos desafiadores”, observou del Sol.

“A minha sequência favorita, e também a mais desafiadora, foi a da luta culminante. Ela envolvia uma combinação de duas lutas acontecendo em tempos e locações diferentes, com os cortes correspondendo aos movimentos. O DaVinci Resolve facilitou nossos testes com o ritmo e a fluidez até conseguirmos uma montagem dinâmica e cinética”, acrescentou del Sol. “Além da página Edição, utilizamos o Fusion para sobrepor telas verdes, trabalhar com títulos e criar a sequência animada final. As animações de recortes para os créditos também foram feitas inteiramente no DaVinci.”

Segundo del Sol, o objetivo durante o tratamento de cores era criar uma estética punk tropical e retrofuturista, com Powell botando seu talento em prática para concretizar essa visão com um DaVinci Resolve Mini Panel. Utilizando a LUT de exibição do diretor de fotografia Sten Olsen como ponto de partida, Powell criou nuances ao adicionar densidade cromática, textura, granulação leve, halação e brilho.

“A primeira cena do filme foi uma das que mais desenvolvemos”, explicou Powell. “Esfriei bastante a cena para realçar as paredes azuis, e os planos abertos, que enquadram as várias luminárias e janelas, realmente destacando os elementos texturais que adicionei.”

Powell também fez amplo uso da ferramenta ColorTrace do DaVinci Resolve Studio para rapidamente copiar os tratamentos de cores de uma linha de tempo para outra, com base no código de tempo original de cada clipe.

“Com a Gala montando na Colômbia enquanto eu estava em Nova Iorque, ela usou o gerenciamento de mídia do DaVinci para reduzir tudo a menos de um terabyte com os arquivos aparados. Depois, me enviou um disco rígido e um DRT, o que minimizou o processo de conformação. Reconformei a partir das repartições para os novos clipes aparados, e daí em diante foi tudo tranquilo”, disse Powell. “Se houvesse alterações, ela enviava um novo DRT e mais alguns arquivos aparados. Então, eu seguia o mesmo processo e usava o ColorTrace para transferir o tratamento de cores do DRT antigo para o novo.”

“Como Hadley e eu trabalhávamos à distância, um na Colômbia e outro em Los Angeles, enquanto Elliott estava em Nova Iorque, a capacidade de trocar as linhas de tempo do DaVinci de forma fluida economizou um tempo incrível e garantiu a precisão”, acrescentou del Sol.

“Eu amo trabalhar com o DaVinci, porque ele simplifica o fluxo de trabalho entre a montagem, colorização e finalização. Em projetos passados, transferir entre softwares diferentes para a gradação das cores trazia desafios como quadros descartados, planos desalinhados ou ajustes perdidos, incluindo zooms, alterações de velocidade e estabilização. Para “Rains Over Babel”, o DaVinci Resolve eliminou completamente esses problemas”, observou del Sol.

“Eu comecei a usar o DaVinci Resolve na faculdade, e fiz uma aula com Tashi Trieu, um colorista aclamado, cujo trabalho inclui ‘Avatar’, ‘Stranger Things’ e ‘Star Trek’”, continuou. “Embora o Elliott tenha me ajudado em vários dos meus projetos do curso na época, logo de cara, me apaixonei pelo fluxo de trabalho intuitivo do DaVinci e por como tudo que eu precisava estava integrado em um único software.”

“Adorei colaborar com Hadley e Elliott, meus colegas de faculdade, novamente neste projeto. Eles foram essenciais em todos os curtas que trabalhei desde o segundo ano, e foi incrível contar com o talento, a paciência e o olhar criativo apurado deles ao meu lado no meu primeiro longa. O apoio constante deles fez toda a diferença”, concluiu.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post Rains Over Babel estreia em Sundance e utiliza DaVinci Resolve Studio apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.