Número de usuários das travessias litorâneas de SP sofre queda de 6,7% no 1º semestre


No primeiro semestre de 2024, foram transportados 9.647.595 usuários nas oito travessias. Somente na travessia Santos-Guarujá, em junho, foram realizadas em média 17 mil viagens por mês. Travessia de balsas entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo
Governo de São Paulo/Divulgação
Um balanço realizado pelo Departamento Hidroviário (DH) apontou que o número de usuários das travessias litorâneas sofreu uma queda de 6,7% no 1º semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Porém, os dados mostram que houve um crescimento no número de motocicletas que utilizaram as travessias nas regiões litorâneas.
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O balanço realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio do Departamento Hidroviário (DH), considerou oito travessias. No primeiro semestre de 2024, foram transportados 9.647.595 usuários, número é 6,7% menor que o do mesmo período do ano passado.
As travessias contempladas no balanço são: Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá, São Sebastião-Ilhabela, Iguape-Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananéia/Ariri.
De janeiro a junho deste ano, foram realizadas mais de 220 mil viagens. Um destaque especial é a travessia Santos e Guarujá, que sozinha atende 50% da demanda total das travessias litorâneas. A travessia São Sebastião-Ilhabela fica em segundo em volume de viagens, com 15%. Depois vem Santos-Vicente de Carvalho, com 11%.
Para Santos-Guarujá, os dados de junho apontam um Volume Médio Diário (VDM) de 26 mil usuários, que inclui veículos, motos, pedestres e ciclistas, com mais de 17 mil viagens realizadas no mês. Isso representa 566 viagens por dia, considerando a soma de todas as modalidades de transporte.
Mais motos
Os dados de demanda de veículos apontam crescimento no número de motocicletas que utilizaram as travessias nas regiões litorâneas. Em junho, por exemplo, 33% de demanda foi de veículos, 29% de pedestres, 17% de ciclistas e 21% de motocicletas. A participação de motocicletas subiu 4% em relação a janeiro (17%).
Balsa FB-11 opera na travessia entre Santos e Guarujá
Divulgação/Dersa
Embarcações
Para atender a demanda, segundo o DH, em 2024, já foram entregues duas embarcações reformadas: a FB-21 e a FB- 28. Para o segundo semestre deste ano, o Departamento Hidroviário (DH) entregará outras quatro embarcações que atualmente estão em reforma. Juntas, elas somam R$ 30,5 milhões em investimentos.
Além das embarcações, em janeiro, foi concluída a obra de construção do Flutuante DH III de Ariri. Em fevereiro, foi entregue o Flutuante DH-IV de Vicente de Carvalho, com flutuante e passarela de acesso para embarque e desembarque no terminal naval Vicente de Carvalho.
Segundo o DH, outras três obras em terminais e atracadouros seguem em andamento: a reforma do Atracadouro de São Sebastião, a reforma do atracadouro de Ilhabela e a reforma da estação Praça da República, com previsão de entrega para o final deste ano e primeiro semestre de 2025.
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