Fundadora de projeto social que descobriu Rosamaria relembra início da atleta no vôlei aos 8 anos: ‘Intensa e disciplinada’


‘A partir do momento em que se descobriu atleta, ela foi sempre intensa em tudo que fazia’, conta Vandoca, técnica que revelou atleta de Santa Catarina. Criadora do projeto Voleibol Nova Trento, Vandoca ao lado da pupila Rosamaria
Arquivo pessoal
Aos 8 anos, Rosamaria Botanelli Montibeller conhecia o esporte que a levaria para Paris em 2024 como uma das principais atletas brasileiras nas Olimpíadas ao entrar para o projeto Voleibol Nova Trento em Santa Catarina.
A menina que chegou a ter medo de ir ao ginásio para os treinos, segundo sua primeira treinadora Vandelina Tomasoni Ribeiro, logo desenvolveu habilidades e tornou-se uma atleta determinada.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
“A partir do momento em que se descobriu atleta, ela foi sempre intensa em tudo o que fazia. Sempre muito disciplinada”, descreveu a técnica.
Um dos destaques da vitória brasileira sobre o Quênia, na segunda-feira (29), ela volta às quadras nesta quinta-feira (1º) contra o Japão.
Desta vez, embora de longe, com a torcida reforçada de Vandeca, como é chamada a treinadora, e das meninas que, inspiradas em Rosamaria, participam do mesmo programa social em que ela iniciou
“Vamos nos reunir para torcer. Estamos torcendo muito para ganhar o ouro. Eu tenho muito orgulho da pessoa que ela se transformou e na atleta que ela é hoje. E por aqui, continuamos treinando outras meninas para, quem sabe, revelarmos outras Rosamarias”, disse.
Maior orgulho
Rosamaria, camisa 1, com primeira treinadora e time do projeto Voleibol Nova Trento
Arquivo Pessoal/Divulgação
Vandelina Tomasoni Ribeiro criou o projeto há mais de 20 anos e segue nele como gestora. Segundo ela, Rosamaria é um dos seus maiores orgulhos, além de um grande exemplo para outras garotas.
“A menina que começou comigo e hoje está lá, nas Olimpíadas. [Apesar do medo inicial] ela sabia o que queria desde muito cedo e agora está realizando sonhos: o dela, de estar lá, e o meu, de ter uma atleta lá. Como seria lindo e maravilhoso Brasil campeão “, se emociona.
Lembranças
Rosamaria, no projeto Voleibol Nova Trento
Arquivo pessoal
Vandeca conta que coleciona boas lembranças com Rosa, que mantém contato frequente com ela e que a tem como filha. “A gente fala que foi uma parceria que deu muito certo: ela, eu e o projeto voleibol”, comenta.
Segundo a técnica que a revelou como atleta, apesar do medo de começar, Rosa sempre foi muito disciplinada.
“Na quadra sempre determinada a se superar e a superar os desafios, uma qualidade que acho muito bonita num atleta, porque o esporte combina com garra”, disse.
Além disso, Vandeca conta que a jogadora nunca esqueceu de suas raízes e, sempre que pode, enfatiza a importância do projeto onde começou.
“É uma menina que demonstra todo o carinho pelo projeto. Sempre que ela pode ela passa [no ginásio], contribui, fala do projeto. Sabe da importância dessa visibilidade para manter ele e para que cresça ainda mais para a gente estar oportunizando a outras meninas. Ela é muito sensível à nossa causa”, completa.
“É muito sensível, lúcida e tem muito equilíbrio. Muito justa, centrada. Tem uma personalidade incrível”, se orgulha.
Viralizou
Aos 30 anos, Rosamaria não apenas é uma das principais jogadoras brasileiras do vôlei feminino, onde atua tanto como oposta quanto como ponteira dentro de quadra, como, também, sucesso nas redes sociais. Somente no Instagram, acumula mais de 1,3 milhão de seguidores.
Rosamaria viraliza durante jogos de vôlei
‘Grande mérito é dela’, diz médica volta às Olimpíadas de atleta após câncer
Na segunda-feira (29), voltou a viralizar nas redes sociais, ao se destacar na competição. Durante a partida, o nome de Rosamaria foi o segundo assunto mais comentado do país na rede social X (antigo Twitter).
Em 2017, viralizou pela primeira vez ao publicar uma foto em que dava uma suposta ‘bronca’ em alguém da arquibancada por quem teria um crush. Em Conversa com Bial este ano, no entanto, disse que não havia ninguém e que a legenda foi uma invenção.
Em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio, por causa do desempenho que garantiu vaga da seleção de vôlei na final, também repercutiu (vídeo acima). Internautas a apelidaram de ‘Rosamaria pistola’.
Rosamaria, jogadora de vôlei
Redes sociais/Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.