Programa oferece subsídio para indústrias

Programa oferece subsídio para indústrias

Um dos problemas mais críticos do setor industrial é a produtividade. No período de 2013 a 2023, a produção por hora trabalhada na indústria brasileira acumulou queda de 1,2%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

E embora a atividade industrial tenha registrado momentos de crescimento, nesse período, a eficiência produtiva não acompanhou o ritmo de forma homogênea, principalmente nas pequenas e médias empresas. Isso porque a modernização das fábricas e a adoção de novas tecnologias ainda acabam esbarrando em gargalos operacionais, baixa qualificação da mão de obra e dificuldades para reduzir desperdícios.

Nesse contexto, a capacitação profissional e a otimização dos processos produtivos são estratégicos para que o crescimento da produção industrial se traduza em maior competitividade.

Agora, para que as empresas identifiquem e corrijam ineficiências, melhorando seus resultados sem ampliar custos operacionais, o Gemba Group criou um programa denominado de Tratado de Produtividade. Em sua segunda edição, este ano, o programa concede diagnóstico e subsídios de até 100% para qualificação da mão de obra e implementação de metodologias para ganho de eficiência e produtividade em indústrias.

A iniciativa tem duas categorias. A primeira, chamada “Capacitar para Transformar”, é voltada para pequenas e médias indústrias de qualquer setor, com até 700 colaboradores. Essas empresas podem acessar mentorias e capacitação via plataforma de educação a distância Gemba Ensina, para oferecer treinamento contínuo a suas equipes ou obter suporte na obtenção de certificações estratégicas. São mais de 70 cursos EaD disponibilizados na Gemba Ensina. Além disso, há a possibilidade de personalizar a plataforma conforme as necessidades de cada empresa.

A segunda categoria denominada “Transformação Lean” oferece subsídios de até 100% para empresas de qualquer porte que fazem parte das cadeias automotiva e agroindustrial. Para tanto, o programa oferece o diagnóstico aprofundado do fluxo produtivo, bem como o mapeamento de gargalos e o suporte para implementação de práticas de gestão enxuta.

Como as indústrias do Paraná que buscam aumentar a produtividade podem participar desse programa?

Pequenas e médias indústrias podem concorrer na categoria de treinamento de mão de obra; já negócios de todos os tamanhos vinculados às cadeias produtivas automotiva e agroindustrial podem participar da linha de implantação de gestão e operação enxuta.

As inscrições estão abertas até 30 de abril, e podem ser feitas neste link.

Segundo me disse a diretora do Gemba Group, Vânia Batista, muitos empresários querem qualificar seus colaboradores e melhorar seus processos, mas não sabem por onde começar. O Tratado da Produtividade permite transformar esse desejo em ações concretas, com impacto direto na eficiência e nos resultados financeiros das indústrias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.