Video explica construção da Ponte de Guaratuba; confira

Video explica construção da Ponte de Guaratuba; confira

A construção da Ponte de Guaratuba deu mais um passo significativo nesta semana. Foi iniciada a execução da chamada aduela de partida, peça fundamental para a construção da superestrutura no trecho estaiado da ponte, que alcançou, em fevereiro, 44,2% de execução. O investimento total do Governo do Estado na estrutura é de R$ 386,9 milhões.

Neste momento, está em execução a montagem da estrutura temporária que serve para sustentar as formas de concreto durante a construção, etapa chamada de cimbramento. Em paralelo, está sendo construída a aduela de partida, peça que permite a construção de vãos sem a necessidade de escoramento. Os detalhes podem ser conferidos no vídeo produzido pelo consórcio que executa a obra.

A aduela é um elemento estrutural usado na construção de pontes, em especial as construídas pelo método dos balanços sucessivos, como no caso da Ponte de Guaratuba. Ela funciona como uma “peça” da ponte, construída aos poucos, partindo de um ponto central (como um pilar ou apoio), e avançando para ambos os lados, em um sistema de equilíbrio.

Na etapa atual da Ponte de Guaratuba, a aduela de partida é o primeiro segmento construído, geralmente sobre um pilar, servindo de base para os segmentos seguintes. Na sequência, as aduelas típicas serão executadas no local, usando equipamentos especiais chamados de carros de avanço. A cada peça, são alcançados progressos sucessivos de 5,50 metros. Ao mesmo tempo, são erguidas as torres que sustentarão os cabos de estais.

Após concluída a etapa do trecho estaiado, ele será conectado com o restante da ponte por meio de vigas longarinas, lançadas através do sistema de gruas fixas, facilitando a movimentação de materiais e equipamentos durante a execução das próximas etapas. Serão oito vigas por vão, totalizando 160 vigas.

Essa etapa se soma a tudo o que está em andamento. Ao longo do último mês teve continuidade a execução das estacas do chamado trecho pré-moldado, todo aquele que não envolve a parte estaiada, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, além da fabricação e lançamento das vigas longarinas, que formam a base por onde passará a via. Foi finalizada também a concretagem dos blocos e pilares das torres principais do trecho estaiado.

Com AEN/Paraná

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