
O Paraná investiu R$ 6,52 bilhões em saúde em 2024. O valor representa 12% das receitas estaduais e é superior ao mínimo estabelecido por lei para ser usado nesta área.
A prestação de contas do último quadrimestre do ano passado foi feita nesta terça-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alep).
O diretor-geral da Sesa, César Neves, afirma que o balanço anual é positivo e um dos destaques é o avanço das cirurgias eletivas.
Em relação à Atenção Primária prestada nos municípios, o índice chegou a quase 92% da população, passando da meta inicial de 86%.
Também tiveram indicadores dentro da média estipulada a cobertura da saúde bucal, que é de 44%, e a oferta de pelo menos sete consultas de pré-natal para gestantes, que chegou à cobertura de 88%. Em dois objetivos a meta não foi atingida.
Sobre a gestação de adolescentes, que tinha como meta redução de 9,5%, a Sesa afirmou que houve diminuição de 9,1% na gestação de jovens com menos de 20 anos. Já em relação ao número de usuários que aguardam para fazer consulta e exames especializados há mais de um ano, a meta era de 43% e houve uma redução de 36%.
Reportagem: Brenda Niewiorowski