A Stellantis deverá ter novidades para o mercado brasileiro entre 2025 e 2026. A holding dona da Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, dentre outras, estaria preparando o lançamento de dois carros compactos no país: o Fiat Grande Panda e o Jeep Avenger, modelos que já estão disponíveis na Europa.
A marca ainda não confirma a informação oficialmente, mas ambos os modelos já foram avistados em testes no Brasil. Além disso, a holding está ampliando seu número de contratações para reforçar as operações em território nacional, algo que pode ser lido com mais um indício da produção dos novos veículos.
A fábrica de Betim, em Minas Gerais, deverá ficar responsável pela produção do novo compacto da Fiat, derivado do Grande Panda europeu. O modelo será construído sobre a plataforma Smart Car, a mesma dos Citroën C3, C3 Aircross e Basalt, mas terá um visual e nome diferentes no Brasil.
Já a planta de Porto Real, no Rio de Janeiro, é a que deve ser escolhida para fabricar o Jeep Avenger, um SUV compacto baseado na arquitetura CMP, utilizada também por modelos da Peugeot e Citroën. O novo carro ficará abaixo em porte e preço do Jeep Renegade e vai disputar entre os B-SUVs.

Os dois veículos contarão com o sistema híbrido leve flex, já utilizado nos Fiat Pulse e Fastback. No entanto, a marca pode atualizar o sistema.
Os atuais híbridos da Fiat tem conjunto 12V, enquanto o Avenger europeu utiliza um mais robusto com 48V. De toda forma, o conjunto elétrico será associado com o motor 1.0 turbo T200 de 130 cv.
A Stellantis diz que a eletrificação será uma prioridade nos próximos anos, com previsão de oito novas motorizações híbridas e elétricas até 2030.
Avenger e “Novo Uno”
O Jeep Avenger tem 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e um entre-eixos de 2,56 metros, além de um porta-malas com 355 litros de capacidade.
Na Europa, há diferentes opções de motorização. A versão a combustão é equipada com o motor 1.2 GSE turbo a gasolina, que entrega 100 cv de potência.
Já a variante elétrica, chamada de Avenger e-Hybrid, tem 156 cv e autonomia de 400 km pelo ciclo europeu WLTP. Além disso, a Stellantis, recentemente, adicionou ao portfólio uma versão híbrida 4xe, combinando um motor a combustão e um sistema elétrico para gerar 134 cv.
O Jeep Avenger tem design compacto e um vão livre do solo de 20,1 cm, prometendo boa aptidão para enfrentar pisos irregulares. Apesar do visual robusto e dos ângulos de ataque de 20° e 32°, o modelo será voltado para uso urbano.
Por dentro, o SUV contará com painel digital de 10,2 polegadas e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Já o novo Fiat, que será posicionado abaixo do Pulse, seguirá a estratégia do Grande Panda europeu. O modelo terá 3,99 metros de comprimento, 2,54 metros de entre-eixos e um design com linhas retas inspiradas no clássico Panda dos anos 1980.
No mercado europeu, o carro conta com uma versão elétrica de 113 cv e bateria de 44 kWh, mas no Brasil ele será lançado inicialmente com motor a combustão e versão híbrida leve.
Importante lembrar que nos anos 1980, o Fiat Panda serviu de inspiração para o Fiat Uno, carro que marcou a história da empresa no país e até hoje vive no imaginário popular. O futuro Fiat derivado do europeu vai substituir o Argo e Mobi. Mas os fãs já têm manifestado preferência que a marca italiana ressuscite o nome Uno.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Panda e Avenger: conheça carros da Stellantis que podem vir ao Brasil no site CNN Brasil.