Brasil é destaque no mercado mundial de perfumes

Brasil é destaque no mercado mundial de perfumes

Nesta sexta-feira é comemorado o Dia Internacional do Perfume. O Brasil tem o segundo maior mercado de perfumes do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Atrás do Brasil estão Alemanha, França e Reino Unido.

Nada menos do que 78% da nossa população usa fragrâncias, segundo aponta a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Na Europa, esse percentual é de 50%. Por sua vez, na China, apenas 2% da população tem por hábito se perfumar.

Quando se analisa o quesito venda, a perfumaria brasileira movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano. Também o mercado de alto luxo, que inclui perfumes refinados, vem se destacando e deverá crescer entre 6% e 8% anuais até 2030. E quando se pensa em presentes, os perfumes aparecem como a primeira opção para 30% dos consumidores.

Em relação à concorrência, este é um mercado bastante disputado. Pesquisas recentes apontam que o Brasil tem cerca de 3.500 empresas atuando no mercado de Perfumaria e Cosméticos, sendo mais de setecentas na Região Sul.

Com as mudanças de consumo e as novas tecnologias, o que se pode esperar do mercado de perfumes?

De acordo com profissionais do mercado de beleza, a união da perfumaria aliada à inovação tecnológica é uma área com grande potencial de crescimento. Cenários olfativos virtuais estão se tornando cada vez mais importantes. Neles, aromas são usados para otimizar performances ou oferecer apoio emocional.

Segundo uma pesquisa da Ericsson, 56% das pessoas entrevistadas esperam que todos os filmes tenham cheiros até 2030, com 47% delas acreditando que, no mesmo período, aromas digitais estarão disponíveis para uso comercial. Isso mostra que as marcas de perfumaria devem elaborar uma estratégia de experiências digitais que ofereçam a seu público a oportunidade de descobrir novas fragrâncias online.

E embora muitos consumidores prefiram comprar perfumes em lojas físicas, a venda de perfumes no comércio eletrônico vem se destacando, com muitas marcas migrando para o mundo digital.

Para as empresas de perfumes que buscam novas formas de engajar seu público no ambiente digital, usar a figura do perfumista para explicar qual foi a inspiração por trás de um produto pode ser uma forma de criar uma relação mais humana entre cliente e criador.

Por fim, cresce, também, a curiosidade e o interesse por ingredientes de perfumaria, com cursos, workshops e personalização tornando-se grandes propulsores de vendas. Na esteira dessa tendência, aumenta o interesse por perfumistas e seu ofício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.