
Uma nova espécie de orquídea foi descoberta por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mas, cientistas da instituição já alertaram que a flor recém catalogada está em risco de extinção.
Veja mais:
- Experimento avalia geração de energia a partir de resíduos alimentícios
A Malaxis engelsii, uma pequena orquídea com flores verdes foi encontrada pelo botânico Mathias Engels na Serra do Mar, em 2019, enquanto fazia uma trilha.
Em 1947, a planta já tinha sido recolhida em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, durante uma expedição, mas o material coletado não foi o suficiente para descrever uma nova espécie. Para Engels, que estuda especificamente orquídeas, a homenagem é uma honra.
A amostra de 2019 foi depositada no Herbáceo UPCB do Departamento de Botânica da UFPR, um dos mais antigos do Brasil. Ali, serviu como material para a pesquisa coordenada pelo professor Eric de Camargo Smidt. Ele explica que a localidade onde foi encontrada, justifica o perigo de extinção.
Além da característica da coloração verde, a Malaxis engelsii é epífita, nome dado às plantas que vivem sobre as outras como suporte.
Reportagem: Paula Bulka Durães, sob supervisão de Francine Lopes