Nova orquídea descoberta pela UFPR está em risco de extinção

Nova orquídea descoberta pela UFPR está em risco de extinção

Uma nova espécie de orquídea foi descoberta por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mas, cientistas da instituição já alertaram que a flor recém catalogada está em risco de extinção.

Veja mais:

  • Experimento avalia geração de energia a partir de resíduos alimentícios

A Malaxis engelsii, uma pequena orquídea com flores verdes foi encontrada pelo botânico Mathias Engels na Serra do Mar, em 2019, enquanto fazia uma trilha.

Em 1947, a planta já tinha sido recolhida em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, durante uma expedição, mas o material coletado não foi o suficiente para descrever uma nova espécie. Para Engels, que estuda especificamente orquídeas, a homenagem é uma honra.

A amostra de 2019 foi depositada no Herbáceo UPCB do Departamento de Botânica da UFPR, um dos mais antigos do Brasil. Ali, serviu como material para a pesquisa coordenada pelo professor Eric de Camargo Smidt. Ele explica que a localidade onde foi encontrada, justifica o perigo de extinção.

Além da característica da coloração verde, a Malaxis engelsii é epífita, nome dado às plantas que vivem sobre as outras como suporte.

Reportagem: Paula Bulka Durães, sob supervisão de Francine Lopes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.