Venezuela: Tarifa anunciada por Trump é ilegal e desesperada

A Venezuela diz que rejeita “firmemente” a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 25% a qualquer nação que compre petróleo e gás deles.

O governo venezuelano chamou essa tarifa secundária de “arbitrária, ilegal e desesperada”, de acordo com uma declaração publicada pelo Ministro das Relações Exteriores Yván Gil no Telegram.

O documento alegou que os EUA estavam tentando repetir medidas coercitivas destinadas a limitar o crescimento da Venezuela — uma estratégia que, segundo ele, falhou até agora.

“Eles não conseguiram, e não conseguirão, nos parar. A política de pressão máxima falhou na Venezuela e ao redor do mundo”, disse a declaração.

O país sul-americano também alertou que tomará “todas as ações pertinentes perante os organismos internacionais” para denunciar a medida.

Ao anunciar a tarifa, Trump alegou, sem evidências, que a Venezuela havia enviado “propositalmente e enganosamente” criminosos, incluindo indivíduos violentos e membros de gangues como Tren de Aragua (TdA), para os Estados Unidos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Venezuela: Tarifa anunciada por Trump é ilegal e desesperada no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.