Broa de centeio recebe Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba

Broa de centeio recebe Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba

A tradicional broa de centeio de Curitiba recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba. O reconhecimento foi concedido pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural à broa que há mais de 150 anos faz parte da identidade gastronômica da capital paranaense. O pedido de tombamento foi apresentado pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep) e por mais de um ano passou por análises e debates antes da aprovação.

Veja mais: Festival de Curitiba tem oficinas, palestras e debates gratuitos

Este é o terceiro bem imaterial da cidade registrado pelo Conselho Municipal desde a criação, em 2016. O primeiro foi a Feirinha do Largo da Ordem, em 2018, e o segundo as gameleiras da Praça Tiradentes, em 2024.

Segundo o vice-presidente do sindicato e proprietário de uma padaria, Eduardo Henrique Engelhardt, o título é uma forma de é reforçar a broa como parte da identidade e do cotidiano da cidade.

A broa de centeio chegou à cidade com os imigrantes da Europa Central no final do século 19. Colonos vindos da Polônia, Alemanha, Rússia, Bielorrússia e Ucrânia trouxeram a tradição da panificação com centeio e adaptaram ao longo das décadas.

Reportagem: Lorena Pelanda, com assessoria

Adicionar aos favoritos o Link permanente.