Santa Catarina avança em estudo para traçado de corredor alternativo à BR-101

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Santa Catarina deu mais um importante passo rumo à construção da rodovia Via Mar, projeto com 145 quilômetros de extensão que promete funcionar como uma alternativa à sobrecarregada BR-101 no Litoral Norte do estado. Na segunda-feira (24), o governador Jorginho Mello assinou a ordem de serviço para o estudo de impacto ambiental da obra, durante o evento “O Norte encontra o Norte”, realizado na Associação Empresarial de Joinville (Acij).

Estudo ambiental e viabilidade da obra

Com um investimento de quase R$ 3 milhões e prazo de 750 dias para conclusão, o estudo de impacto ambiental definirá o melhor traçado da rodovia, além de compatibilizar os quatro projetos já em andamento e viabilizar o licenciamento necessário. A previsão é que a solicitação da Licença Prévia ocorra em até um ano, enquanto os processos para Licença Ambiental de Instalação serão executados em etapas.

A Via Mar será uma rodovia estratégica que ligará Joinville ao anel viário da Grande Florianópolis, impulsionando a logística e o turismo catarinense. O projeto, viabilizado por meio de parceria público-privada, deve custar cerca de R$ 7 bilhões.

— A BR-101 colapsou sob a responsabilidade do governo federal e da concessionária. Como parece que eles não estão dispostos a agir, encontramos essa solução. A Via Mar ajudará no escoamento de produção, no fortalecimento do turismo e na melhoria da qualidade de vida do catarinense — destacou o governador Jorginho Mello.

Benefícios para a economia e mobilidade

A nova rodovia foi bem recebida por lideranças locais. Para o prefeito de Joinville, Adriano Silva, o projeto será crucial para impulsionar a economia da cidade, facilitando o tráfego e atraindo novos negócios. Já o presidente da Acij, Guilherme Bertani, ressaltou a relevância da Via Mar para o crescimento sustentável do setor produtivo.

Atualmente, com 60% da população catarinense concentrada na faixa litorânea, a rodovia promete melhorar significativamente a conexão entre os principais portos do estado, como Itajaí e São Francisco do Sul, reduzindo custos logísticos para empresas e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Estrutura e etapas do projeto

A Via Mar será composta por seis faixas de tráfego (três em cada sentido) e está dividida em cinco lotes de construção, que atravessam municípios estratégicos no Litoral Norte. Confira os detalhes:

  • Lote 1: 26,85 km entre Joinville e Guaramirim, com quatro pontes e dois viadutos (custo: R$ 2,2 milhões).
  • Lote 2: 21,09 km entre Guaramirim e a SC-415, com duas pontes e um viaduto (custo: R$ 2 milhões).
  • Lote 3: 16,77 km entre a SC-415 e a SC-414, com duas pontes e oito contenções (custo: R$ 2,2 milhões).
  • Lote 4: 25,78 km entre Navegantes e Itajaí, com quatro pontes, quatro viadutos e três contenções (custo: R$ 3,1 milhões).
  • Trecho remanescente: 54,72 km entre Itajaí e o Contorno Viário da Grande Florianópolis, com orçamento estimado em R$ 26,7 milhões.

A lista final de municípios atravessados pela rodovia será definida após a conclusão do projeto executivo, que tem prazo superior a 500 dias. Apenas com o término dessa etapa será possível abrir a licitação para a construção, que deve priorizar eficiência e sustentabilidade.

O futuro da infraestrutura em Santa Catarina

Com custo superior ao do Contorno Viário da Grande Florianópolis, que foi estimado em R$ 3,9 bilhões, a Via Mar sinaliza o comprometimento do governo catarinense em resolver problemas históricos de infraestrutura no estado. A expectativa é que o projeto represente um marco no desenvolvimento logístico, econômico e turístico da região.

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