Estações vão ajudar a combater a dengue em Curitiba; entenda

Estações vão ajudar a combater a dengue em Curitiba; entenda

Um novo projeto-piloto para combater o mosquito da dengue começou a ser testado em Curitiba. São as Estações Disseminadoras de Larvicida que foram lançadas ontem (terça) e vão ser instadas em locais com alto risco para a proliferação do Aedes aegypti. Nesta primeira fase serão instaladas 1.500 unidades da estação no bairro Cajuru. As primeiras foram instaladas logo após o lançamento. Curitiba é a primeira cidade do sul do país a utilizar a armadilha.

Segundo a secretária municipal da saúde, Tatiane Filipak, as armadilhas são feitas com um pote plástico com água contendo internamente uma tela e o larvicida.

O prefeito Eduardo Pimentel afirma que o mosquito está cada vez mais resistente e que o combate tem que ser cada vez mais reforçado.

A Fiocruz vai ceder o “equipamento” e o município vai entrar com a mão de obra, efetivação e acompanhamento da metodologia.

O morador que aceitar ter uma estação instalada no quintal vai precisar revisar a armadilha semanalmente para checar o nível de água. Uma vez por mês, o agente de combate às endemias visita o local para verificar o nível de água, o estado da armadilha e trocar a tela impregnada com larvicida.

Reportagem: Lorena Pelanda, com assessoria

Adicionar aos favoritos o Link permanente.