
Considerado o maior evento de artes cênicas da América Latina, o Festival de Curitiba teve início nesta segunda-feira (24) com uma programação diversificada. Com mais de 350 atrações espalhadas por 70 espaços da capital paranaense e região metropolitana, o evento reúne espetáculos de todas as regiões do Brasil, além de apresentações internacionais.
O mestre de cerimônia da noite de abertura foi o carnavalesco Milton Cunha, e a apresentação da comédia “Os Mambembes”, baseada no clássico texto de Artur Azevedo, escrito em 1904, apresenta a história de uma companhia de teatro itinerante.
O espetáculo conta com nomes estrelados no elenco, Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, acompanhados pelo músico Caio Padilha.
Fabíula Passini, diretora do festival, ressaltou como é especial ter um espetáculo de abertura que representa a classe artística e o teatro: “Acho que nada mais lindo que abrir o Festival com uma homenagem às pessoas que fazem essa arte maravilhosa. E como é um mambembe, ele é um espetáculo de rua que foi adaptado para o teatro.
Eu acho que ele tem um pouquinho de circo, um pouquinho do Mish Mash, e da comédia do Risorama. Ele tem um pouco de tudo que o Festival traz”, destacou em coletiva na Sala de Imprensa Ney Latorraca, no Hotel Mabu.
Ao final da apresentação do espetáculo de abertura, o “apoteótico, babilônico e mesopotâmico” Milton Cunha, dominou o palco do Teatro Positivo, para reapresentar para o público os diretores do Festival Leandro Knopfholz e Fabíula Passini, além dos patrocinadores e apoiadores do evento.
Em seguida, o público foi conduzido ao estacionamento do UP Experience por um caminho mágico, iluminado e repleto de atrações. Atrizes e dançarinas elevaram o nível da experiência, inclusive com uma artista suspensa em um guindaste que arrancou olhares impressionados e vídeos nos celulares de todos que passavam pelo caminho até a entrada da festa.
A festança foi regada a música boa, brindes, bebidas e quitutes para celebrar a chegada do tão aguardado Festival de Curitiba que segue com programação até o dia 06 de abril.
Colaboração: Gadiel Oliveira, aluno UP