Tarifas: política comercial de Trump será prejudicial aos EUA, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vê consequências negativas para os Estados Unidos por causa da política comercial adotada por Donald Trump.

O presidente norte-americano tem elevado tarifas de importação no intuito de fortalecer a indústria do país e corrigir o que chama de desequilíbrios nas relações comerciais dos EUA.

Em agenda no Japão, Lula ponderou que as consequências da elevação de tarifas deve ser uma alta dos preços e, consequentemente, dos juros no país.

“A única coisa que eu sei é que vai ficar mais caro para o povo americano comprar. E esse mais caro pode resultar no aumento da inflação, e esse aumento da inflação significa o aumento de juros. Aumento de juros significa contenção da economia. Então, eu não prevejo um quadro positivista nessa política de aumento de taxação”, disse Lula.

O presidente da República defendeu, em contrapartida, uma agenda de multilateralismo para fortalecer a economia global.

“Eu acho que seria muito melhor discutir uma política de preço que fosse justa para todos, pros dois países. Sinceramente, estou muito preocupado com o comportamento do governo americano, com essa taxação de todos os produtos, de todos os países. E estou preocupado porque, no fundo, o livre comércio é que está sendo prejudicado, o multilateralismo está sendo derrotado, e o presidente americano não é xerife do mundo. Ele é apenas presidente dos Estados Unidos. É importante que, ao invés de tomar medidas unilaterais, que ele pudesse conversar com outros países pra tomar suas decisões”, pontuou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas: política comercial de Trump será prejudicial aos EUA, diz Lula no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.