14ª Bienal do Mercosul começa nesta quinta-feira em Porto Alegre


Exposição terá participação de mais de 76 artistas e segue até 1º de junho. Confira os locais e obras. Farol Santander prepara reabertura
Com 76 artistas de diversos países, começa nesta quinta-feira (27), em Porto Alegre, a 14ª Bienal do Mercosul. A edição deste ano busca lidar com a noção de transformação. A mostra segue até 1º de junho em 18 espaços na Capital e na Região Metropolitana, sendo alguns deles inéditos na programação da Bienal.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“Porto Alegre e o estado do RS são espaços multiculturais com muitas camadas de complexidade cultural e histórica. Nada mais justo que uma edição da Bienal do Mercosul também possa, dentro dos limites de qualquer grande evento dedicado às artes visuais, espelhar essa diversidade e contribuir com um maior conhecimento de tão interessantes artistas por um público amplo”, afirma Raphael Fonseca, curador-chefe do evento.
Além de Fonseca, o evento tem Tiago Sant’Ana e Yina Jimenez Suriel como curadores adjuntos, Fernanda Medeiros como curadora assistente, curadoria pedagógica de Andréa Hygino e Michele Zgiet, além de Anna Mattos e Marina Feldens na curadoria dos Programas Públicos. A mostra é presidida pela empresária Carmen Ferrão.
A novidade nesta edição é a presença de outras regiões da cidade, como os bairros da Lomba do Pinheiro e Restinga, em unidades do Estação Cidadania, além de estarem também, pela primeira vez, na Cinemateca Capitólio, no Pop Center, no Museu do Hip Hop e na Fundação Vera Chaves Barcellos, em Viamão.
Reabertura parcial da Usina do Gasômetro
Na terça-feira, 25, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) retirou parte dos tapumes de proteção junto à Usina do Gasômetro. O centro cultural reabrirá parcialmente nesta quinta-feira (27), às 19h30, para receber a 14ª Bienal do Mercosul.
Fechada em 2017 e em reforma desde 2020, cerca de 2,5 mil metros no térreo e no mezanino serão ocupados pela Bienal.
“Esperamos que a população desfrute de mais este equipamento público revitalizado, moderno e com acessibilidade”, destaca o secretário de Obras, André Flores.
Os tapumes foram instalados em toda a extensão da Usina em 2020, quando iniciaram os trabalhos de revitalização. As proteções das laterais e dos fundos permanecerão, até que os serviços estejam concluídos.
Confira como ficou a Usina do Gasômetro em Porto Alegre
Reabertura Farol Santander
O Farol Santander Porto Alegre abrirá novamente suas portas para o público com a Bienal, após um período de recuperação do subsolo do edifício, que foi atingido pela enchente no primeiro semestre de 2024.
Na edição de 2025 serão doze artistas que exibirão seus trabalhos nas instalações, entre nomes nacionais e internacionais de destaque.
Obra está exposta no Farol Santander
Reprodução/RBSTV
Visitação
Com acesso gratuito, as exposições acontecem diferentes pontos da cidade. Confira aqui como agendar a visitação.
Espaços onde acontecerá a 14ª Bienal do Mercosul
Cinemateca Capitólio
Casa de Cultura Mário Quintana
Espaço Força e Luz
Estação Cidadania Lomba do Pinheiro
Estação Cidadania Restinga
Farol Santander
Fundação Ecarta
Fundação Iberê Camargo
Fundação Vera Chaves Barcellos
Goethe-Institut Porto Alegre
Instituto Ling
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MAC-RS
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS
Museu do Hip Hop
Museu do Trabalho
Pop Center
Usina do Gasômetro
Vila Flores
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.