Secretária de Segurança Interna dos EUA visitou mega-prisão em El Salvador

A Secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, chegou na quarta-feira (26) a El Salvador para visitar uma mega-prisão que mantém os venezuelanos deportados pelos EUA.

Noem visitou as instalações do “Centro de Confinamento do Terrorismo” (CECOT) em Tecoluca com o Ministro da Justiça e Segurança Pública de El Salvador, Gustavo Villatoro Funes.

A mega-prisão salvadorenha está sob os olhos do público depois que o presidente Donald Trump invocou a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798, para deportar rapidamente supostos membros da gangue venezuelana Tren de Aragua.

Com isso ele também tentou acelerar as remoções com uma lei mais conhecida por seu uso para internar imigrantes japoneses, italianos e alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Um Juiz Distrital dos EUA bloqueou temporariamente as deportações do Alien Enemies Act mais tarde naquele dia após uma contestação legal pela American Civil Liberties Union.

Mas o governo Trump permitiu que dois aviões já no ar continuassem para El Salvador, onde entregaram 238 homens venezuelanos às autoridades salvadorenhas para serem colocados na prisão de alta segurança do país, CECOT.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alardeou a chegada dos voos de deportação em 15 de março, postando um vídeo dramático no site de mídia social X mostrando homens sendo retirados de aviões e enviados para a mega prisão.

Bukele, que se autointitula o “ditador mais legal” do mundo, ofereceu em fevereiro prender “criminosos perigosos” deportados dos EUA, bem como cidadãos americanos.

Noem, uma defensora declarada da repressão à imigração de Trump, também planeja se encontrar com Bukele nesta quarta-feira (27).

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Secretária de Segurança Interna dos EUA visitou mega-prisão em El Salvador no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.