
O conceito de Strip Mall está se tornando cada vez mais comum e ganhando um espaço relevante no mercado. Posicionados estrategicamente em vias de grande fluxo, esses empreendimentos tiveram sua origem no mercado americano e sua principal finalidade é atender os consumidores de uma região de influência e os passantes, para suprir demandas cotidianas, principalmente de conveniência, serviços e alimentação.
Para quem pretende abrir um negócio ou trocar de ponto comercial, os strip malls são uma boa opção, pois como ficam em locais abertos, resultam em maior visibilidade para as marcas, além de facilitar as operações com delivery. Em relação a shopping centers, esses empreendimentos comerciais apresentam um custo bem menor.
Com a vocação de ser um centro de proximidade, localizado em pontos estratégicos de bairros, os consumidores estão utilizando esses espaços para resolver tudo num só lugar. Por isso, muitos supermercados, farmácias, laboratórios, academias, pet shops e restaurantes drive-thru estão migrando para estes locais.
De acordo com o censo da Associação Brasileira de Strip Malls, o número desses empreendimentos no Brasil cresceu 50% desde a pandemia. Atualmente, metade dos shoppings de rua tem até cinco anos de existência.
Somente Curitiba conta com mais de uma dezena de strip malls. O mais recente começou a funcionar este mês e pertence ao grupo paranaense Noster, que investiu R$ 20 milhões no empreendimento.
O mais novo strip mall de Curitiba está localizado no bairro Cabral e recebeu o nome de Quadrata Cabral. São mais de 13 mil metros quadrados de área, em um terreno que traz história para o Grupo. O local abrigou a casa da família Gulin, e foi a residência dos oito sócios do grupo Noster. Depois, funcionou a Copava, concessionária de veículos.
Quantas lojas possui o mais novo strip mall de Curitiba?
São 40 lojas. Entre elas está a loja âncora destinada ao Supermercado Festval, que tem previsão de abertura para abril. A expectativa é que entre 3 e 5 mil pessoas devam passar diariamente pelo local.
De acordo com a diretora da Víncere Incorporadora, empresa do Grupo Noster, Adriana Macedo Perin, o Quadrata surgiu como uma resposta à crescente demanda por espaços funcionais no bairro. Todas as lojas no perímetro do terreno contam com acesso pela área central e amplo estacionamento.