Em Paris, Janja participa de cúpula contra fome e almoça com primeira-dama

A primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, iniciou, nesta quinta-feira (27), a participação dela como chefe da delegação brasileira na abertura da Cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G). O evento terá dois dias de debates sobre o combate à fome.

Na fala, durante a cerimônia de abertura, Janja defendeu “um mundo com menos armas e mais alimentos”.

“Ainda temos muito a fazer, e com urgência. Somente juntos seremos capazes de construir um mundo mais justo, solidário e sustentável, que não deixe ninguém para trás, um mundo com menos armas e mais alimentos”, enfatizou.

A primeira-dama destacou a necessidade de cooperação entre os países para combater a desnutrição e obter uma resposta mais eficaz da comunidade internacional. Além disso, ressaltou a atuação dos governos petistas em ações relacionadas ao tema da cúpula.

“Com mais de duas décadas de aprendizado, no desenvolvimento e implementação dessas políticas [como o Bolsa Família], ainda tão necessárias, apesar de muitos discordarem, o Brasil continua compartilhando suas experiências”, ressaltou.

Ainda no discurso, Janja também observou que, até o fim da cúpula, “milhares de crianças terão morrido ao redor do mundo por falta de alimentos, pela fome e pela má nutrição”.

Janja, nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi recebida pela primeira-dama francesa, Brigitte Macron, para um almoço no Palácio do Eliseu.

No fim da tarde, também há previsão da presença de Janja em uma recepção oferecida pelo presidente da França, Emmanuel Macron, restrita às autoridades presentes.

Antes de chegar a Paris, a primeira-dama brasileira acompanhou o presidente na viagem ao Japão.

Críticas

Janja foi criticada pelo valor gasto com as passagens para o Japão. Ela se defendeu, alegando que “nunca houve falta de transparência” em relação à agenda de viagens e ressaltou que economizou em passagem aérea e hospedagem no Japão, após enfrentar críticas pela falta de divulgação dos compromissos públicos.

Na esteira dos fatos, a Advocacia-Geral da União (AGU) está elaborando um parecer para definir os parâmetros da atuação do cônjuge dos presidentes da República em eventos nacionais e internacionais, nos quais a primeira-dama ou o primeiro-cavalheiro represente o chefe de Estado e de governo.

Janja já havia sido alvo de questionamentos no Tribunal de Contas da União (TCU) e na Procuradoria-Geral da República (PGR), em razão de uma viagem à abertura dos Jogos Olímpicos, na França.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em Paris, Janja participa de cúpula contra fome e almoça com primeira-dama no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.