De blindagem à IA: entenda estratégias de concessionárias para reduzir ‘gatos’ de energia pela metade na região de Campinas


Metrópole passou de 3.148 ligações irregulares em 2023 para 1.655 nos seis primeiros meses de 2024; veja como denunciar irregularidades. CPFL Paulista e Polícia Científica inspecionam estabelecimentos suspeitos de furto de energia elétrica em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
De blindagem ao uso de inteligência artificial, estratégias usadas por concessionárias da região de Campinas (SP) levaram à queda pela metade no número de “gatos” de energia flagrados no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
⚡ O levantamento feito a pedido do g1 mostra que a metrópole concentra o maior número de casos, mas passou de 3.148 ligações irregulares em 2023 para 1.655 nos seis primeiros meses de 2024, configurando uma redução de 47,42% [veja no gráfico abaixo].
Em Sumaré (SP), segundo município com mais registros, a redução foi de 48,34%, com 424 regularizações no primeiro semestre de 2023 e 219 no período homólogo em 2024. Em cidades como Paulínia (SP) e Monte Mor (SP), a diminuição foi de 82,19% e 75,46%, respectivamente.

Estratégias
Segundo estimativa da CPFL Paulista, as tecnologias e recursos utilizados para combater as irregularidades preveniram um aumento projetado de 2% nos “gatos” de energia elétrica no período. Em nota, a concessionária diz recorrer a:
acompanhamento do consumo de clientes usando inteligência artificial, facilitando a detecção remota das fraudes;
blindagem das medições, especialmente indústrias, comércios e locais com casos recorrentes de fraude, tornando os medidores acessíveis somente aos técnicos da empresa;
e operações em parceria com a polícia para combater fraudes e furtos de energia.
“Ligações clandestinas sobrecarregam a rede, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções. Quem for flagrado cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento”, destaca a empresa.
Já a Neoenergia Elektro, que atende cidades como Mogi Guaçu (SP) e Mogi Mirim (SP), diz que pretende intensificar as ações de campo para combater os furtos de energia em 2024, mas já tem adotado recursos como:
instalação de sensores na redes;
medição remota dos maiores consumidores;
e uso de inteligência interna para cruzamento de dados.
“Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga e de interrupção do abastecimento”, alerta a concessionária.
Tarifa Social: saiba se você pode ter desconto na conta de luz
Como denunciar?
Consumidores de cidades atendidas pela CPFL Paulista podem denunciar furtos de energia anonimamente pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para celulares, ou pelo site da concessionária.
Já os clientes da Neoenergia Elektro podem realizar denúncias, de forma anônima, na central de atendimento, pelo telefone 0800 701 01 02.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.