Consultoria aponta 5G do Brasil como 3º mais rápido do mundo

O Brasil ficou na terceira posição em um ranking global que avalia a velocidade média de download no 5G. O relatório divulgado nesta semana pela consultoria internacional Opensignal coloca o País à frente de potências tecnológicas como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido e Taiwan.

O estudo analisou 137 países durante o quarto trimestre de 2024. A Opensignal concluiu que o Brasil também está entre os destaques positivos sobre a velocidade de download no 5G entre nações de grande extensão territorial.

Para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o bom desempenho é resultado da decisão de adotar o modelo conhecido como 5G puro (standalone), que utiliza uma rede independente, garantindo maior eficiência e velocidade. Essa abordagem difere do modelo 5G misto, que aproveita parte da infraestrutura e frequências do 4G.

Para viabilizar a implementação, foi necessário limpar a faixa de 3,5 GHz, processo conduzido pela Entidade Administradora da Faixa (EAF). Criada após o Leilão do 5G e financiada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, a EAF coordenou a migração dos sinais de TV parabólica para uma nova faixa de frequência, liberando o espectro para a nova rede móvel.

O trabalho envolveu a distribuição de quase cinco milhões de kits digitais gratuitos a famílias beneficiárias de programas sociais. A conclusão da migração foi antecipada em quase 14 meses em relação ao cronograma previsto no edital do leilão, permitindo que todos os municípios brasileiros estejam liberados para ativação da tecnologia.

“O Brasil está se preparando para um futuro cada vez mais conectado, com impactos positivos na produção industrial, no agronegócio e em serviços essenciais”, considera o ministro Juscelino Filho.

TikTok Shop deve chegar em abril ao Brasil; entenda impactos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Consultoria aponta 5G do Brasil como 3º mais rápido do mundo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.