
Um projeto de conscientização de homens sobre violência doméstica foi lançado HOJE (terça-feira, 3) pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná. De acordo com a pasta, a ação contará com ciclos de palestras sobre o tema em diferentes ambientes que reúnam, prioritariamente, homens. Entre eles empresas, entidades, templos religiosos e ambientes públicos e privados. A iniciativa faz parte do programa Mulher Segura e, conforme o governo, auxilia no trabalho exercido pela polícia no estado.
O governador Ratinho Junior frisou que a ideia é diminuir o número de casos e também ressaltar que os criminosos serão punidos.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, profissionais da área serão os responsáveis pelas palestras.
A secretária de estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa Leandre Dal Ponte, frisou ainda que prevenir é o mais importante.
No Paraná, nos primeiros seis meses de 2024, foram mais de 40 mil casos de agressão dentro de casa registrados, uma alta de 11% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados da SESP mostram, ainda, que 49 mulheres foram mortas vítimas de feminicídio neste ano.
Reportagem: Bárbara Hammes