Ação do Coração completa 13 anos com diversas atrações no Centro de Santos, SP


Evento aconteceu neste domingo (4), na Praça Mauá, em Santos. Iniciativa arrecadou alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos e corações confeccionados em tecido para serem doados às comunidades. Ação do Coração, em Santos, completa 13 anos com diversas atrações
Caroline Souza/Divulgação
A 13ª edição da Ação do Coração foi realizada neste domingo (4), na Praça Mauá, em Santos(SP). A iniciativa arrecadou alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos e corações confeccionados em tecido para a doação em comunidades em situação vulnerável na Baixada Santista, Vale do Ribeira e núcleos de oito estados.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A Ação do Coração foi idealizada por familiares e amigos para homenagear o ator e diretor santista Eduardo Furkini, que morreu em 2011 aos 38 anos. O tema da edição deste ano foi “O Coração em Paz, Uma Ação Para a Saúde Integral”.
“Os recentes conflitos pelo mundo e a crescente intolerância com quem pensa ou age de forma diferente e, principalmente, a falta de empatia, nortearam minha escolha para esta edição”, disse, em nota, Alexandre Camilo, idealizador e organizador da campanha.
O encerramento da campanha movimentou o Centro da cidade. Além de atrações musicais, a programação focou na saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou testagem rápida para doenças infectocontagiosas, teste de glicemia, aferição de pressão e vacinação.
A área gastronômica contou com tendas com lanches típicos da cidade. Outra atração é a Rua Pets, com serviços básicos e cuidados gratuitos para animais de estimação, que receberão uma bênção, concedida pelos Freis Denílson e Cristóvão, do Santuário do Valongo.
Por volta das 16h, ocorreu a Caminhada do Coração, sendo que o trajeto encerrou no Santuário do Valongo, onde aconteceu o Ato Inter-religioso Paz No Coração, e a saída dos voluntários da Ação do Coração para entrega de corações nos hospitais da cidade.
Ação do Coração
Ação do Coração, em Santos, completa 13 anos com diversas atrações
Caroline Souza/Divulgação
A campanha foi criada por Alexandre Camilo em memória ao irmão, o ator Eduardo Furkini (1979-2011) após terem presenciado uma ação semelhante em viagem pela Europa.
Fundada em 2011, a Associação Eduardo Furkini é a realizadora da iniciativa desde então. E o “Dia da Ação do Coração” integra o Calendário Oficial de Santos (Lei Municipal 2.884) desde 2012 e é celebrado em 2 de agosto.
Em 10 edições presenciais e duas on-line, em 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19, a Ação do Coração reuniu mais de 240 mil pessoas e distribuiu mais de 1,3 milhão de corações confeccionados por seus voluntários, além de mais de 312 toneladas de alimentos, 81 mil brinquedos e 561 mil peças de roupas.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.