Veja como fica o tempo neste fim de semana em todo o país

O clima pode variar em diversas regiões do país, durante o fim de semana. Para a especialista da Tempo OK, o outono é uma estação de transição com temperaturas variando entre termômetros em alta, nova frente fria e temporais pelas regiões do país.

Principalmente no Centro-Oeste, mais especificamente em Mato Grosso do Sul, além do Oeste de São Paulo e da Bahia, as temperaturas permanecem em alta nos próximos dias, e os meteorologistas da Tempo OK esperam que essas regiões continuem enfrentando calor intenso, com temperaturas elevadas ao longo do período.

Para uma parte sul da região Sudeste e na região Sul as chuvas devem retorna das chuvas devido à atuação da Baixa do Chaco e à rápida passagem de uma frente fria pelo Atlântico.

“A Baixa do Chaco é uma área de baixa pressão atmosférica que se forma na região do Chaco, abrangendo o Paraguai, Argentina e Bolívia. Esse sistema influencia o clima no Brasil ao ajudar a canalizar umidade da Amazônia para o Sul e Sudeste, favorecendo a formação de chuvas”, explicou Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo OK.

Uma nova frente fria começou a agir na região Sul do país, desde a última quinta-feira (27), e trazendo possibilidades de chuvas intensas, mas também avançando, com menor intensidade, para o Sudeste.

Já no interior do país, calor, umidade e circulação de ventos devem favorecer instabilidades, bem como a atuação da Alta da Bolívia, sistema meteorológico de alta pressão atmosférica que também contribui para o clima instável.

A partir de sábado (29), espera-se um aumento significativo dos volumes de chuva na região Norte, influenciado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), pelo calor e pela alta umidade característica da região.

No centro-sul do país, há previsão de chuvas acompanhado por ventos em altos níveis da atmosfera devido à passagem de um sistema frontal mais intenso. Os temporais com o maior volume devem ocorrer no Rio Grande do Sul.

Segundo a Tempo OK, o outono costuma ser uma estação de transição, com temperaturas variando acima da média no Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste, além de temperaturas próximas à média no Sul e no extremo Norte. Maria Sassaki também explicou que as temperaturas tendem a subir devido à diminuição das chuvas e da umidade.

“A população muitas vezes não percebe essa mudança, pois saímos de temperaturas muito altas na primavera e no verão, frequentemente acima de 36ºC, para temperaturas mais amenas”, concluiu a porta-voz.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja como fica o tempo neste fim de semana em todo o país no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.