Quase 100 mil trabalhadores de Curitiba não moram na capital

Quase 100 mil trabalhadores de Curitiba não moram na capital

Quase 100 mil trabalhadores de Curitiba não moram na capital. Isso é o que revela um estudo de Gestão do Território, divulgado nesta quarta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento tem como base os dados de 2021 e representa um aumento de 1,9% em relação aos números de 2012.

Segundo o IBGE, 99.072 profissionais que trabalham em estabelecimentos como lojas, fábricas, agências bancárias, entre outros, encontram-se nessa situação. Segundo o especialista em planejamento e gerenciamento de trânsito Hugo Martins Pereira, este movimento é algo histórico

Veja mais: Março Lilás: combate ao câncer de colo uterino

O especialista também afirma que este fenômeno é um importante objeto de estudo quando o assunto é planejamento de cidades.

Para Hugo Pereira, fatores econômicos e a busca por melhor qualidade de vida também ajudam a explicar a opção por morar fora da capital

Curitiba ocupa a 10ª posição deste ranking e fica atrás apenas dos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Barueri, Fortaleza, Porto Alegre, Osasco e Itajaí.

Veja mais: Ilha do Mel recebe o primeiro navio de cruzeiro

De acordo com o IBGE, os números são importantes para a medição do porte das ligações empresariais entre as cidades, que indica o número de sedes e filiais de empresas distribuídas em diversos municípios.

Em relação aos centros de gestão, Curitiba se destaca no ranking nacional como um dos principais polos, ao ocupar a 5ª posição, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Reportagem: Felipe Dutra

Adicionar aos favoritos o Link permanente.