Sem citar reforma do IR, Tarcísio critica ceder receita e taxar “capital”

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou, sem citar a reforma do imposto de renda (IR) do governo federal, propostas que “abrem mão” de tributos e transferem imposto ao capital. A fala ocorreu em evento na capital paulista nesta sexta-feira (28).

Tarcísio se dizia contrário a políticas públicas adotadas com finalidade eleitoral, visando recortes específicos da população, quando mencionou, genericamente, possíveis mudanças na tributação.

 

“Quando se faz esta escolha, ‘vou abrir mão de desta base de pagantes, que é o que a maioria dos países faz, e vou apostar em outra coisa, em tributar o capital’, isso destrói a poupança e o investimento. É um contrato com o fracasso”, disse.

A proposta do governo isenta de IR aqueles que ganham até R$ 5 mil — beneficiando especialmente a classe média, grupo em que a popularidade do governo derrapa.

A contrapartida da proposta é a tributação “mínima” de indivíduos que ganham mais de R$ 600 mil anuais, o que inclui dividendos pagos no país e enviados para fora. Outras atualizações no IR no governo Lula foram bancadas por mudanças no imposto de fundos fechados e no exterior.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sem citar reforma do IR, Tarcísio critica ceder receita e taxar “capital” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.